Prevalência de paternidade socioafetiva sobre biológica é tema com repercussão geral

0
Comentários
0
likes
0
Coment.
0
likes

O Supremo Tribunal Federal (STF), em votação no Plenário Virtual, reconheceu repercussão geral em tema que discute a prevalência, ou não, da paternidade socioafetiva sobre a biológica. A questão chegou à Corte por meio do Recurso Extraordinário com Agravo (ARE) 692186, interposto contra decisão do Superior Tribunal de Justiça (STJ) que inadmitiu a remessa do recurso extraordinário para o STF. No processo, foi requerida a anulação de registro de nascimento feito pelos avós paternos, como se estes fossem os pais, e o reconhecimento da paternidade do pai biológico.

Leia mais:

Decisão STJ | É possível ação de investigação de paternidade e maternidade socioafetiva

Em primeira instância, a ação foi julgada procedente e este entendimento foi mantido pela segunda instância e pelo STJ. No recurso interposto ao Supremo, os demais herdeiros do pai biológico alegam que a decisão do STJ, ao preferir a realidade biológica, em detrimento da realidade socioafetiva, sem priorizar as relações de família que têm por base o afeto, afronta o artigo 226, caput, da Constituição Federal, segundo o qual “a família, base da sociedade, tem especial proteção do Estado”.

O relator do recurso, ministro Luiz Fux, levou a matéria ao exame do Plenário Virtual por entender que o tema – a prevalência da paternidade socioafetiva em detrimento da paternidade biológica – é relevante sob os pontos de vista econômico, jurídico e social. Por maioria, os ministros seguiram o relator e reconheceram a existência de repercussão geral da questão constitucional suscitada.

Fonte: STF

 

Indicação

Manual da Homoafetividade_MÉTODO

Manual da Homoafetividade – Paulo Roberto Iotti Vecchiatti | Apesar do número de publicações que vem surgindo, até agora não havia nenhum trabalho que abordasse o tema com todos os seus desdobramentos, de modo a evidenciar o surgimento de um novo ramo do Direito: Direito Homoafetivo. Nesta obra, Paulo Roberto Iotti Vecchiatti traça um amplo panorama sob os mais diversos aspectos. (Saiba mais)

LEIA TAMBÉM
COMENTE

0 resposta para “Prevalência de paternidade socioafetiva sobre biológica é tema com repercussão geral”

  1. […] – Prevalência de paternidade socioafetiva sobre biológica é tema com repercussão digital […]

  2. […] – Prevalência de paternidade socioafetiva sobre biológica é tema com repercussão digital […]

  3. […] – Prevalência de paternidade socioafetiva sobre biológica é tema com repercussão geral […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.