GENJURÍDICO

32

Ínicio

>

Exame OAB

EXAME OAB

Estranho, muito estranho…

CURSOS DE DIREITO

EDITORIAL

ESTRANHO

EXAME DE ORDEM

JORNAL O GLOBO

OAB

PEDRO GILBERTO GOMES

QUALIDADE DE ENSINO

SHAKESPEARE

GEN Jurídico

GEN Jurídico

29/01/2013

— Editorial publicado no jornal O Globo 

por Pedro Gilberto Gomes

Existe algo de estranho no reino do exame de Ordem dos Advogados do Brasil. A paráfrase de Shakespeare vem à mente quando abrimos as páginas de nossos jornais diários e encontramos que mais de 80% dos  alunos que se submeterem à primeira fase do Exame de Ordem da OAB foram reprovados. Antes de  qualquer consideração mais abalizada, brota a afirmação: os cursos de Direito no Brasil primam pela  mediocridade. Certa está a ordem em propor que se fiscalize com mais rigor as instituições de ensino superior  que possuem bacharelado em ciências jurídicas no país. De fato, é necessário realizar uma séria avaliação,  bem como dar um basta à expansão desenfreada desses cursos. As universidades são chamadas a realizar  um profundo exame de seu agir pedagógico e da qualidade do ensino ministrado ao longo do país.

Entretanto, a resposta não pode ser simplificada. Todo e qualquer professor honesto sabe que, se 80% dos  seus alunos são reprovados em sua disciplina, o problema não pode ser creditado apenas a eles. Por certo,  um professor em tal situação será chamado pela coordenação pedagógica da escola para uma séria  avaliação. Nenhuma escola pode, impunemente, aceitar a reprovação de mais de 80% de seus alunos.

Ora, há anos a OAB vem realizando o exame, sempre com resultados catastróficos. O diagnóstico  inevitavelmente cai na péssima qualidade de ensino, na excessiva proliferação dos cursos e na inoperância  do MEC para realizar uma avaliação séria e um controle mais acurado. Por isso, a OAB alvora-se em guardiã  da qualidade e da excelência do ensino jurídico. Entretanto, não se observa um real esforço da entidade em  buscar uma solução para o problema.

Afinal, onde está o equívoco? Serão os cursos, que cresceram desmesuradamente, ou o exame, que, para  muitos, não é feito para bacharéis recém-formados, mas para advogados de larga experiência profissional?  Afinal, para que é realizado o exame? O que a OAB deseja: medir o conhecimento teórico que diz que o novo  bacharel possui as condições necessárias para iniciar a sua vida profissional, ou eliminar o maior número de  candidatos para não inflacionar o mercado de trabalho? Parto do pressuposto que a resposta correta está na primeira assertiva. Preocupada com o nível de ensino, com a qualidade profissional, a Ordem realiza um exame com vistas a contribuir para o bom desempenho dos cursos de Direito no país. Não obstante, parece que a realidade desmente o pressuposto favorável, pois não se percebeu nenhum movimento de parte da OAB para conversar com aqueles que são, em última análise, os responsáveis pela formação dos novos bacharéis em Direito, os pró-reitores de graduação das instituições de ensino superior. Todo movimento em prol da qualidade do ensino superior brasileiro passa pelo Fórum. Todavia, parece que a Ordem está mais preocupada com rankings e selos do que contribuir seriamente para a qualificação dos cursos.

Fica o convite para que a OAB, sua comissão de avaliação e os pró-reitores de graduação se encontrem para resolver o impasse que se estabeleceu nos últimos anos. É inaceitável o fato de que mais de 80% dos bacharéis em Direito sejam reprovados na primeira fase do exame da Ordem. O que sobrará para a segunda fase?

Assine nossa Newsletter

Li e aceito a Política de privacidade

GENJURÍDICO

De maneira independente, os autores e colaboradores do GEN Jurídico, renomados juristas e doutrinadores nacionais, se posicionam diante de questões relevantes do cotidiano e universo jurídico.

Áreas de Interesse

ÁREAS DE INTERESSE

Administrativo

Agronegócio

Ambiental

Biodireito

Civil

Constitucional

Consumidor

Direito Comparado

Direito Digital

Direitos Humanos e Fundamentais

ECA

Eleitoral

Empreendedorismo Jurídico

Empresarial

Ética

Filosofia do Direito

Financeiro e Econômico

História do Direito

Imobiliário

Internacional

Mediação e Arbitragem

Notarial e Registral

Penal

Português Jurídico

Previdenciário

Processo Civil

Segurança e Saúde no Trabalho

Trabalho

Tributário

SAIBA MAIS

    SAIBA MAIS
  • Autores
  • Contato
  • Quem Somos
  • Regulamento Geral
    • SIGA