GENJURÍDICO

32

Ínicio

>

Notícias

NOTÍCIAS

Ministro Ricardo Lewandowski destaca prerrogativas dos advogados em posse na OAB

ADVOGADO

ESTATUTO DA ADVOCACIA

MARCUS VINICIUS FURTADO

RICARDO LEWANDOWSKI

SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL

GEN Jurídico

GEN Jurídico

14/03/2013

STF_OAB

O vice-presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Ricardo Lewandowski, participou ontem (12) da sessão solene de posse do novo presidente nacional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Marcus Vinícius Furtado, e dos demais integrantes da diretoria da entidade. Em seu pronunciamento, o ministro destacou a importância da OAB na defesa da cidadania e também dos próprios direitos e prerrogativas dos advogados.

Asseguradas por um conjunto de dispositivos legais, pelo Estatuto da Advocacia e pela própria Constituição Federal, essas prerrogativas seriam, na verdade, garantias aos próprios cidadãos brasileiros. “Nunca é demais lembrar aquilo que se contém no artigo 133 da Lei Maior: ‘O advogado é indispensável à administração da Justiça, sendo inviolável por seus atos e manifestações no exercício da profissão, nos termos da lei.”, afirmou.

Em um país de dimensões continentais como o nosso, os advogados enfrentariam ainda sérias dificuldades para exercer com independência sua profissão, o que torna especialmente relevante que na gestão que se inicia à frente da OAB um dos objetivos seja exatamente a luta pela recuperação da dignidade, da independência e das prerrogativas da advocacia. “Tudo sem prejuízo do compromisso de dialogar com os três poderes da República, para aprofundar a cidadania e enraizar a democracia nesse país” afirmou Lewandowski, sublinhando as metas traçadas pela nova gestão da OAB.

O ministro Ricardo Lewandowski também relembrou em seu pronunciamento a importância do trabalho realizado pelo ex-presidente do Conselho Federal da OAB, Ophir Cavalcante, à frente da entidade, ressaltando em especial seu empenho em favor da implementação e da concretização da Lei da Ficha Limpa.

Fonte: STF

Leia mais:

OAB destaca no TST importância do advogado: profissional inscansável

Assine nossa Newsletter

Li e aceito a Política de privacidade

GENJURÍDICO

De maneira independente, os autores e colaboradores do GEN Jurídico, renomados juristas e doutrinadores nacionais, se posicionam diante de questões relevantes do cotidiano e universo jurídico.

Áreas de Interesse

ÁREAS DE INTERESSE

Administrativo

Agronegócio

Ambiental

Biodireito

Civil

Constitucional

Consumidor

Direito Comparado

Direito Digital

Direitos Humanos e Fundamentais

ECA

Eleitoral

Empreendedorismo Jurídico

Empresarial

Ética

Filosofia do Direito

Financeiro e Econômico

História do Direito

Imobiliário

Internacional

Mediação e Arbitragem

Notarial e Registral

Penal

Português Jurídico

Previdenciário

Processo Civil

Segurança e Saúde no Trabalho

Trabalho

Tributário

SAIBA MAIS

    SAIBA MAIS
  • Autores
  • Contato
  • Quem Somos
  • Regulamento Geral
    • SIGA