GENJURÍDICO

32

Ínicio

>

Notícias

NOTÍCIAS

PEC obriga União e estados a contratar defensores públicos

ALESSANDRO MOLON

ANDRÉ MOURA

CÂMARA DOS DEPUTADOS

DEFENSORES PÚBLICOS

DEFENSORIA PÚBLICA

MAURO BENEVIDES

PEC

UNIÃO

GEN Jurídico

GEN Jurídico

08/05/2013

A Câmara analisa a Proposta de Emenda à Constituição 247/13, que obriga União, estados e Distrito Federal a contar com defensores públicos em todas as unidades jurisdicionais (comarca ou sessão judiciária) em oito anos. Ainda de acordo com o texto, o número de defensores em cada unidade será proporcional à demanda e à população da localidade.

Os autores – deputados Mauro Benevides (PMDB-CE), Alessandro Molon (PT-RJ) e Andre Moura (PSC-SE) – argumentam que, apesar de prevista na Constituição desde 1988, a Defensoria Pública ainda não está instalada em todos os estados.

Os deputados citam estudo do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) em conjunto com a Associação Nacional dos Defensores Públicos (Anadep) e o Ministério da Justiça. De acordo com esse estudo, no Brasil há 8.489 cargos de defensor público nos estados e do Distrito Federal, dos quais apenas 5.054 estão ocupados (59%). “Esses defensores se desdobram para cobrir os 28% das comarcas brasileiras, ou seja, na grande maioria dos casos, o Estado acusa e julga, mas não defende os mais pobres”, sustentam.

Molon ressalta que em alguns casos, sequer o primeiro concurso público para o cargo de defensor público foi iniciado ou concluído.

Critério
Ainda conforme a proposta, o provimento das vagas de defensor público deverá ocorrer prioritariamente nas regiões com maiores índices de exclusão social e adensamento populacional.

A PEC também cria uma sessão constitucional própria para a Defensoria Pública. Hoje a instituição é tratada em conjunto com a advocacia. Além disso, altera o texto da definição do serviço e acrescenta à Constituição os princípios da unidade, da indivisibilidade e da independência funcional da Defensoria.

Tramitação
admitida na Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania, a proposta aguarda a criação da comissão especial para análise do mérito.

Saiba mais sobre a tramitação de PECs.

Íntegra da proposta:

Fonte: Câmara dos Deputados

Leia mais:

Decisão STJ | Não cabem honorários advocatícios pelo excercício da função institucional da Defensoria Pública

Assine nossa Newsletter

Li e aceito a Política de privacidade

GENJURÍDICO

De maneira independente, os autores e colaboradores do GEN Jurídico, renomados juristas e doutrinadores nacionais, se posicionam diante de questões relevantes do cotidiano e universo jurídico.

Áreas de Interesse

ÁREAS DE INTERESSE

Administrativo

Agronegócio

Ambiental

Biodireito

Civil

Constitucional

Consumidor

Direito Comparado

Direito Digital

Direitos Humanos e Fundamentais

ECA

Eleitoral

Empreendedorismo Jurídico

Empresarial

Ética

Filosofia do Direito

Financeiro e Econômico

História do Direito

Imobiliário

Internacional

Mediação e Arbitragem

Notarial e Registral

Penal

Português Jurídico

Previdenciário

Processo Civil

Segurança e Saúde no Trabalho

Trabalho

Tributário

SAIBA MAIS

    SAIBA MAIS
  • Autores
  • Contato
  • Quem Somos
  • Regulamento Geral
    • SIGA