GENJURÍDICO

32

Ínicio

>

Exame OAB

EXAME OAB

Dicas do professor Renato Saraiva para a 2ª fase da OAB

2ª FASE

CLT – CONSOLIDAÇÃO DAS LEIS DE TRABALHO

DICAS

EDITORA MÉTODO

FOLHA DIRIGIDA

OAB

RENATO SARAIVA

GEN Jurídico

GEN Jurídico

13/06/2013

O professor Renato Saraiva, autor da obra CLT – Consolidação das Leis de Trabalho, da editora Método,  foi um dos destaques de hoje do jornal Folha Dirigida. Na matéria, Saraiva deu dicas de como os estudantes devem se preparar para a 2ª fase da prova da OAB que acontecerá no dia 16 de junho. Confira!

— Matéria publicada no jornal Folha Dirigida —

Clique na imagem para ampliá-la

Clique na imagem para ampliá-la

Está marcada para este domingo, dia 16, a segunda fase do X Exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). Os locais das provas já podem ser conferidos no site da Ordem. Os aprovados na primeira fase devem aproveitar os últimos dias de preparação para garantir inscrição nos
quadros da OAB como advogado.

Renato Saraiva é Procurador do Trabalho da PRT da 6ª Região, professor de cursos preparatórios para carreiras jurídicas da OAB e autor da obra “CLT – Consolidação das Leis do Trabalho”, voltada para estudantes de direito que irão fazer a segunda fase da prova da OAB.

De acordo com Renato Saraiva, esta segunda etapa será mais concorrida por cobrar dos cantidatos conteúdos prático-profissionais e, portanto, exigirá maior preparação. “Como a primeira fase aprovou muitos examinandos, acredito que a segunda fase será bem mais difícil, exigindo uma preparação mais profunda do candidato”, ressalta.

No IX Exame de Ordem Unificado, 89,7% bacharéis em direito foram reprovados no exame. Nesta edição, dos 124.887 inscritos no X Exame de Ordem, 67.441 foram aprovados na primeira fase. A prova é muito disputada e por isso merece atenção redobrada dos candidatos.

Renato Saraiva orienta aos participantes para que sejam, acima de tudo, contundentes em suas respostas. “Primeiro, o candidato deve começar a responder as questões mais fáceis e somente depois responder as mais difíceis, e o mais importante: não esquecer de fundamentar bem as respostas, com a lei, súmula e/ou Orientação Jurisprudencial, conforme o caso.”

Além da boa preparação, no entanto, Renato pede calma e tranquilidade na hora de fazer o exame. “Além de uma boa preparação, o candidato tem que ter tranquilidade. Deve controlar o nervosismo, ler toda a prova e responder do mais simples para o mais complexo”, orienta.

Para reta final antes da prova, o Procurador, professor e escritor acredita que o ideal seja manter o ritmo de estudos revisando todo o conteúdo. “Nesta reta final o aluno deve revisar as peças processuais mais cobradas na segunda fase, além de refazer algumas questões subjetivas cobradas nas ultimas provas.”

Obra do autor

CLT – Consolidação das Leis do Trabalho | A ideia de publicar esta obra surgiu da constatação de que os candidatos à prova de Direito do Trabalho na 2.ª fase da OAB careciam de um bom material de consulta, que trouxesse um repertório de legislação atualizado e bem estruturado, contasse com diversos facilitadores de consulta e pudesse efetivamente contribuir para a realização de uma boa prova nesse novo formato do Exame de Ordem. (Saiba mais)

Assine nossa Newsletter

Li e aceito a Política de privacidade

GENJURÍDICO

De maneira independente, os autores e colaboradores do GEN Jurídico, renomados juristas e doutrinadores nacionais, se posicionam diante de questões relevantes do cotidiano e universo jurídico.

Áreas de Interesse

ÁREAS DE INTERESSE

Administrativo

Agronegócio

Ambiental

Biodireito

Civil

Constitucional

Consumidor

Direito Comparado

Direito Digital

Direitos Humanos e Fundamentais

ECA

Eleitoral

Empreendedorismo Jurídico

Empresarial

Ética

Filosofia do Direito

Financeiro e Econômico

História do Direito

Imobiliário

Internacional

Mediação e Arbitragem

Notarial e Registral

Penal

Português Jurídico

Previdenciário

Processo Civil

Segurança e Saúde no Trabalho

Trabalho

Tributário

SAIBA MAIS

    SAIBA MAIS
  • Autores
  • Contato
  • Quem Somos
  • Regulamento Geral
    • SIGA