GENJURÍDICO

32

Ínicio

>

Exame OAB

EXAME OAB

OAB da Bahia quer que FGV se manifeste sobre erros no Exame de Ordem

BAHIA

ERROS

EXAME DE ORDEM

FGV

LUIZ VIANA QUEIROZ

OAB/BA

GEN Jurídico

GEN Jurídico

23/07/2013

O presidente da OAB da Bahia, Luiz Viana Queiroz, encaminhou ofício ao presidente do Conselho Federal da OAB, Marcos Vinícius Furtado, na quinta-feira (18), solicitando que ele requisite uma manifestação explícita da Fundação Getúlio Vargas (FGV) sobre erros e inconsistências na elaboração e na correção da prova do X Exame de Ordem. Diversas falhas foram apontadas por examinandos e professores em questões nas áreas de direito civil, direito tributário, direito penal e direito administrativo.

A posição da OAB da Bahia foi tomada após reunião conjunta das Comissões de Exame de Ordem e de Ensino Jurídico da Seccional. No ofício, o presidente Luiz Viana diz que o controle pedagógico sobre a atuação da FGV deve ser ampliado através da criação de um grupo de trabalho para fiscalizar a elaboração e correção das provas, que tanto pode ser a própria Comissão Nacional de Exame de Ordem, quanto por meio da definição do perfil de cada Banca Examinadora, que deve ser formada por juristas exclusivamente com titulação de doutor, e do conhecimento pela OAB dos seus integrantes. Luiz Viana sugere também a publicação do barema da prova prático-profissional no dia seguinte a sua aplicação, para eliminar especulações acerca da demora para sua divulgação.

Para a OAB da Bahia, a prova objetiva precisa evoluir, deixando de ser baseada em avaliação de capacidade de memorização e repetição das leis, passando a provocar os examinandos com conteúdo cognitivo apto a avaliar sua capacidade de interpretação jurídica e de atuação profissional.

Confira a íntegra do ofício.

Fonte: OAB/BA

Indicação

Preparação e aprovação! Clique e confira as principais obras voltadas para o Exame de Ordem:
– 1ª fase
– 2ª fase

Assine nossa Newsletter

Li e aceito a Política de privacidade

GENJURÍDICO

De maneira independente, os autores e colaboradores do GEN Jurídico, renomados juristas e doutrinadores nacionais, se posicionam diante de questões relevantes do cotidiano e universo jurídico.

Áreas de Interesse

ÁREAS DE INTERESSE

Administrativo

Agronegócio

Ambiental

Biodireito

Civil

Constitucional

Consumidor

Direito Comparado

Direito Digital

Direitos Humanos e Fundamentais

ECA

Eleitoral

Empreendedorismo Jurídico

Empresarial

Ética

Filosofia do Direito

Financeiro e Econômico

História do Direito

Imobiliário

Internacional

Mediação e Arbitragem

Notarial e Registral

Penal

Português Jurídico

Previdenciário

Processo Civil

Segurança e Saúde no Trabalho

Trabalho

Tributário

SAIBA MAIS

    SAIBA MAIS
  • Autores
  • Contato
  • Quem Somos
  • Regulamento Geral
    • SIGA