Qual seu perfil de concurseiro?

0
Comentários
0
likes
0
Coment.
0
likes

— Artigo publicado no Blog do Concurseiro Solitário 

perfil concurseiro

Recentemente, lendo a Revista Prática Jurídica (Edição nº 113 – 31/08/2011), vi um artigo da Professora Renata Malta Vilas-Bôas entitulado “O que se espera do estudante jurídico?”.

E logo, pelos perfis que a referida professora traçava acerca dos estudantes de Direito, fiz uma referência aos perfis do concurseiro/concursando. Aqui, então, farei um contraponto entre os perfis citados e os perfis de concurseiro, como segue:

Estudante Esponja: é o aluno que absorve tudo. Anota, em detalhes, tudo o que o professor fala. Acaba sabendo de tudo um pouco, mas não adquire foco.”

Aqui lembramos do concurseiro que atira para todos os lados. Este tipo de concurseiro faz tudo quanto é concurso, mas não tem foco em nenhum. Acaba estudando de tudo um pouco, e até aprende de tudo um pouco, mas não o suficiente para passar em nenhum certame.

Estudante Salteado: aposta na sorte. Mas não é o sorteado. Como não sabe o que vai cair na prova, arrisca estudar qualquer coisa, um capítulo, um trecho ou um tema escolhido ao acaso, nas páginas que abrir primeiro. ‘Seja o que Deus quiser!’

Este tipo de aluno nos recorda aquele concurseiro que “ainda” acredita na sorte. Acha que comprar uma apostila na primeira de banca de jornal, ou então um daqueles cd’s do tipo “tudo o que você precisa para passar em concursos”, e ler alguns pontos aleatoriamente os fará ingressar no serviço público. Estes concurseiros precisam descobrir que o estudo para concursos exige técnica, métodologia, disciplina, força de vontade, dedicação, paciência, e horas e mais horas de estudo.

Estudante Última-horista: um tipo tradicional que só estuda na véspera da prova e faz trabalho escolar na fila de entrega. É um tipo característico na sociedade brasileira.”

Este é semelhante ao concurseiro pós-edital, aquele que “só estuda”, se é que podemos dizer que estuda, após a publicação do edital. Antes do edital publicado eles não estudam porque parecem não acreditar que nenhum concurso será realizado. Esquecem-se de que o edital pode até demorar, mas um dia tem que sair, afinal, ocorrem vacâncias diariamente. E aí vem a pergunta: como poderá ser preenchida aquela vaga? Só por meio de concurso. E se tem concurso ainda válido, mas esse não pode ultrapassar quatro anos, afinal, o máximo é 2 + 2.

Estudante Sadim: Por ser um invejoso nato, esse aluno procura sempre destruir aqueles que tiram melhores notas, que possuem alguma aptidão que ele não tem. Normalmente faz fofocas maldosas só para tirar proveito.”

Este é aquele concurseiro que gosta de “botar pra baixo” os demais concurseiros. É sempre pessimista. Nunca acredita que um edital será lançado, que alguém está tendo êxito nos estudos. Este concurseiro tenta, de todas as formas, fazer com que os demais não obtenham a aprovação.

Estudante Vítima: o perfil desse aluno é de alguém que está sendo sempre perseguido, maltratado etc. É o coitado de mim: não tenho tempo para estudar, pois trabalho fora; tenho filhos para cuidar; a minha esposa está doente; e minha mãe está internada. Ele acredita que todos estão contra ele, inclusive o professor, que fez uma prova na qual não caiu nenhuma das questões que ele estudou, prejudicando-o mais uma vez.”

É o concurseiro que acredita que só é aprovado aquele que tem todo o tempo disponível no mundo. Esquece-se de deixar de lado as dificuldades e focar nos estudos. Coloca suas dificuldades sempre em primeiro plano, e não faz uma organização do tempo. Enfim, não encontra tempo para estudar porque não faz este tempo.

Estudante Formiga: faça sol ou faça chuva, esse aluno está estudando. Sabe a matéria e não sofre nas provas.”

Este é o concurseiro ideal. Aquele que inicia os estudos bem antes da publicação do edital, não se deixa tomar pelo espírito do pessimismo. Usa técnicas, faz exercícios, revisa a matéria, compartilha conhecimento, lê o Blog e a Revista do Concurseiro Solitário. Além disso, sabe filtrar o material de estudo de forma a não perder tempo. Enfim, este é o concurseiro que obterá, certamente, a tão sonhada aprovação.

RESUMO DA ÓPERA – Não importa em qual perfil de concurseiro você se encontra, o importane é tomar consciência disto e mudar para um perfil que lhe transforme em vencedor.

 

Indicação

Preparação e aprovação, o melhor caminho passa por aqui! Clique e confira as nossas principais obras e novidades.

LEIA TAMBÉM
COMENTE

0 resposta para “Qual seu perfil de concurseiro?”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.