INSS: especialistas dão dicas para se preparar para concurso
Quer passar no concurso do INSS? Confira as dicas do autor João Batista Lazzari, da editora Método, publicadas ontem no portal do Jornal A Tarde da Bahia:
— Matéria publicada no portal do Jornal A Tarde —
Realizado pela Fundação de Apoio à Pesquisa, Ensino e Assistência à Escola de Medicina e Cirurgia do Rio de Janeiro e ao Hospital Universitário Gaffrée e Guinle, da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Funrio), o concurso do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) será composto de etapa única, correspondente a uma prova objetiva.
No conteúdo programático, além de disciplinas básicas, como língua portuguesa e informática, o direito previdenciário ganha destaque pela própria natureza do órgão.
“O assunto mais relevante é a concessão de benefícios da Previdência Social: aposentadorias, auxílios-doença e acidente, licença-maternidade e benefícios assistenciais para idosos e deficientes carentes, além do custeio da seguridade social”, afirma o autor do Manual de Direito Previdenciário, João Batista Lazzari.
Tais questões podem ser estudadas na Constituição Federal, mais especificamente nos Artigos 193 a 204, que discorrem sobre os princípios da seguridade social.
“Podem ser mais cobrados os artigos 194, 195 e 201, que, respectivamente, explicam o que é seguridade, como se dá seu custeio e quais são os benefícios previdenciários”, explica juiz do trabalho e professor de direito do trabalho e previdenciário da Universidade Federal da Bahia, Luciano Martinez.
Interpretação – De acordo com os especialistas, a leitura das leis, que são de fácil interpretação, é a melhor forma de se preparar para o exame. Para os candidatos que não têm muita familiaridade com a área do direito, em geral, é recomendável a leitura de livros didáticos sobre o assunto, notícias em sites especializados e participação em fóruns de discussão sobre a temática.
Segundo o auditor e mestre em direito previdenciário Ítalo Romano, o nível dos concursos do INSS varia de intermediário a fácil. “As provas da Funrio, especificamente, podem ter um grau de dificuldade menor, pois não é característica dessa banca cobrar doutrina ou jurisprudência. Ela cobra a ´letra da lei´, quase a repetição dela”, diz.
Luciano Martinez alerta, no entanto, que isso não deve ser motivo para que o candidato se descuide da preparação. “É importante ter em mente que quanto mais fácil for uma prova, mais difícil pode ser a aprovação, já que o nível de facilidade será o mesmo para todos.
Como se inscrever – Os interessados têm até o dia 13 de setembro para se candidatar a uma das 300 vagas no cargo de analista da Previdência Social, oferecidas pelo INSS, com remuneração máxima no valor de R$ 7.147.
As oportunidades são voltadas para profissionais das áreas de estatística, ciências contábeis, direito, administração, engenharias civil, mecânica, elétrica e de telecomunicações, arquitetura, tecnologia da informação, terapia ocupacional, pedagogia, psicologia, jornalismo, fisioterapia e letras.
As inscrições devem ser realizadas no site www.funrio.org.br. A taxa é de R$ 67,21.
Obras do autor
Conheça as obras do professor João Batista Lazzari. Clique aqui.
[…] INSS: especialistas dão dicas para se preparar para concurso […]
[…] – INSS: especialistas dão dicas para se preparar para concurso […]