GENJURÍDICO

32

Ínicio

>

Concursos

CONCURSOS

Bom material didático facilita a aprovação

ALEXANDRE MEIRELLES

APROVAÇÃO

COMO ESTUDAR PARA CONCURSOS

COMO PASSEI EM 15 CONCURSOS?

CONCURSOS PÚBLICOS — O SEGREDO PARA A APROVAÇÃO

EDITORA MÉTODO

JORNAL O DIA

JOSÉ ROBERTO LIMA

LIVROS DE AUTO-AJUDA

MATERIAL DIDÁTICO

GEN Jurídico

GEN Jurídico

21/10/2013

— Matéria publicada no jornal O Dia — 

Candidatos devem pesquisar sobre o autor e a editora dos livros

Clique na imagem para ampliá-la

Clique na imagem para ampliá-la

A escolha do material didático é de grande importância para definir os rumos da preparação dos candidatos a concursos públicos. Para identificar publicações de qualidade, o interessado precisa avaliar o autor, a editora, a didática e os assuntos abordados na obra.

O primeiro passo, segundo Roberto Chapiro, professor da Academia do Concurso, é procurar bibliografia voltada para as seleções, que aborde assuntos cobrados nas provas. “Ter a indicação de candidatos e professores ajuda a fazer a escolha certa”, diz.

Para Fernando Bentes, diretor acadêmico do QConcursos.com, conhecer o autor ajuda a verificar se a obra é de qualidade. “O candidato deve analisar a titulação acadêmica do professor, os artigos publicados e a experiência em sala de aula”, explica.

Por fim, no caso de livros teóricos, é importante avaliar se o conteúdo está de acordo com o programa do edital. Segundo Roberto Chapiro, obras com questões comentadas de provas de concursos anteriores costumam ser úteis. “Além de ajudar a identificar o modo como os assuntos são cobrados pelas bancas, complementam os exercícios com teoria”, conta.

PARA ECONOMIZAR

Os preços dos materiais didáticos são um dos principais problemas enfrentados pelos candidatos. Para driblar esse obstáculo, Leonardo Pereira, diretor do IOB Concursos, recomenda que os estudantes recorram às bibliotecas. “Tribunais e ministérios públicos costumam ter boas coleções de livros”, avisa.

Outra alternativa, segundo Bentes, é reunir um grupo de candidatos para comprar o material em conjunto ou trocar os livros entre si.

Livros de auto-ajuda podem auxiliar na preparação

Nem só de estudo vivem os candidatos a concursos públicos. Para superar os momentos de dificuldade, muitos recorrem aos livros de auto-ajuda. “O apoio dessas publicações é elementar, com dicas e depoimentos de quem já passou por essa situação e sabe que o esforço vale a pena”, afirma o especialista Leonardo Pereira, do curso IOB.

Autor do livro ‘Como passei em 15 concursos?’, José Roberto Lima explica que o segredo da motivação está na auto-estima. “Quem não gosta de si mesmo não tem ânimo para nada”, avalia.

Além disso, ele aconselha fazer revisões diariamente, o que permite avaliar o progresso no aprendizado, e manter distância de pessoas invejosas e negativas, seja na vizinhança, no trabalho ou mesmo na própria família.

José Roberto Lima afirma que, para se manter motivado, é preciso adquirir gosto pelo estudo. Além disso, o candidato não pode desanimar diante de fracassos e deve ter paciência.

SUGESTÕES

LEITURA DINÂMICA
O livro ‘Como ler 1.000 Palavras por Minuto’ (Editora Ferreira), de Juarez Lopes e Lissandra de Oliveira, ensina aos candidatos a reduzir o tempo de leitura, sem prejudicar a compreensão.

MANUAL DE ESTUDO
Do autor William Douglas, a obra ‘Como Passar em Provas e Concursos’, da Editora Impetus, reúne métodos e técnicas que ajudam o estudante a otimizar o estudo e assimilar melhor o conteúdo.

DICAS PRECIOSAS
Em ‘Como Estudar para Concursos?’, da Editora Método, Alexandre Meirelles dá dicas para a preparação, com capítulos sobre o início da vida de candidato e o estudo antes e depois do edital. Além disso, oferece as orientações para as provas.

EXEMPLO DE VIDA
José Roberto Lima coleciona aprovações. Por isso, decidiu lançar o livro ‘Como Passei em 15 Concursos?’ e inspirar outros candidatos. O autor aborda os conhecimentos adquiridos durante sua trajetória nos estudos.

RUMO À APROVAÇÃO
Da Editora Método, o livro ‘Concursos Públicos — O Segredo para a Aprovação’, escrito por Carlos Alberto Pereira de Castro e Carolina Melhado de Castro trata sobre os mitos e as verdades da carreira pública e dá dicas para os alunos.

Assine nossa Newsletter

Li e aceito a Política de privacidade

GENJURÍDICO

De maneira independente, os autores e colaboradores do GEN Jurídico, renomados juristas e doutrinadores nacionais, se posicionam diante de questões relevantes do cotidiano e universo jurídico.

Áreas de Interesse

ÁREAS DE INTERESSE

Administrativo

Agronegócio

Ambiental

Biodireito

Civil

Constitucional

Consumidor

Direito Comparado

Direito Digital

Direitos Humanos e Fundamentais

ECA

Eleitoral

Empreendedorismo Jurídico

Empresarial

Ética

Filosofia do Direito

Financeiro e Econômico

História do Direito

Imobiliário

Internacional

Mediação e Arbitragem

Notarial e Registral

Penal

Português Jurídico

Previdenciário

Processo Civil

Segurança e Saúde no Trabalho

Trabalho

Tributário

SAIBA MAIS

    SAIBA MAIS
  • Autores
  • Contato
  • Quem Somos
  • Regulamento Geral
    • SIGA