GENJURÍDICO

32

Ínicio

>

Concursos

CONCURSOS

Delegada lança livro de criminologia para concursos públicos

EDITORA MÉTODO

FOLHA DIRIGIDA

LANÇAMENTO

LIVRARIA CULTURA

MÔNICA RESENDE GAMBOA

POLÍCIA CIVIL

SÉRIE CONCURSOS PÚBLICOS - CRIMINOLOGIA

GEN Jurídico

GEN Jurídico

24/10/2013

Mônica Gamboa: "O livro é a realização de um sonho pessoal dos tempos de concurseira" - Foto: Igor Regis

Mônica Gamboa: “O livro é a realização de um sonho pessoal dos tempos de concurseira” – Foto: Igor Regis

Os candidatos que já iniciaram os estudos para a nova série de concursos da Polícia Civil de São Paulo já podem contar com mais uma publicação para ajudar em sua preparação. A Editora Método lançou na última terça-feira, dia 22, a segunda edição do livro “Criminologia – Questões Comentadas” da professora do curso Depol e delegada de polícia, Mônica Resende Gamboa. O evento aconteceu na Livraria Cultura em São Paulo e contou com a presença de leitores e alunos. “O livro é a realização de um sonho pessoal dos tempos de concurseira. Fiquei quatro anos estudando para o concurso de delegado e durante minha jornada eu adotava a técnica dos testes e questões de prova. Eu quis trazer isso para o mercado, pois vejo que essa área não é muito explorada. Coloquei em prática uma coisa que sentia falta na época da minha preparação” destacou a autora.

A professora apontou a disciplina de criminologia como fundamental em concursos da Polícia Civil, ressaltando a sua presença em seleções de outras áreas. “A criminologia é uma disciplina que está sendo exigida em todas as carreiras da polícia civil. Recentemente nós tivemos a exigência da disciplina em concursos do TRT, para área de segurança, e também em concursos de defensor público. Ela está saindo da área policial e entrando em concursos de outras carreiras”, afirma ela

Leia mais:

Evento de lançamento das editoras Forense e Método é um sucesso

A obra está dividida em duas partes. A primeira conta com 500 questões comentadas dos últimos concursos da Polícia Civil do Estado de São Paulo, com base em uma estatística da autora das questões mais solicitadas. Na segunda parte, encontram-se questões objetivas em formato de teste com cinco alternativas, extraídas da etapa preambular (primeira fase) de concursos públicos do país inteiro, gabaritadas e comentadas pela autora. “As questões são separadas em uma ordem cronológica da matéria, divididas por capítulos. Ao ler o livro, você tem a sensação que está lendo um manual, em forma de pergunta e resposta” explica Mônica. A fácil compreensão também é ressaltada pela autora. “O livro conta com uma linguagem simples, que é meu foco. Eu prezo muito pela linguagem fácil e acessível para o candidato que nunca teve contato com alguma disciplina jurídica ou com a ciência criminológica”, destaca.

Durante o lançamento, a professora autografou livros e posou para fotos com alunos. Mônica aproveitou para destacar a importância de fazer um curso preparatório antes de prestar um concurso. “Quando fiz meu primeiro concurso eu fui muito mal. Eu sempre fui uma das primeiras da classe na época de escola e da faculdade, mas percebi que o estudo pra concurso é diferente. É necessário ter orientação de pessoas especializadas e disciplina, que você só adquire ao longo do tempo” afirma. Ela ainda falou um pouco sobre a sua experiência, iniciando como aluna e se tornando professora. “O concurso é uma jornada muito solitária, na qual só somos compreendidos pelos colegas de classe, professores e coordenadores de curso. Fiz minha preparação no curso Depol e fui muito bem recebida, tanto que hoje eu sou professora lá” completa.

A professora encerra, dando dicas para quem deseja prestar a nova série de concursos da Polícia Civil. “Não existe uma fórmula mágica para estudar. Mas nós temos que seguir um trinômio, que consiste na realização de um curso, em um bom material e na realização de testes comentados, além da perseverança, que é extremamente necessária para quem presta um concurso público” finaliza.

criminologia 2

Fonte: Folha Dirigida

A obra

Série Concursos Públicos – Criminologia | A obra apresenta a criminologia de forma abrangente, concisa e clara, evitando análises aprofundadas. Seu objetivo é introduzir o leitor ao universo do estudo criminológico, oferecendo uma visão do crime e da criminalidade diferenciada daquela proposta pelo direito penal. (Saiba mais)

Assine nossa Newsletter

Li e aceito a Política de privacidade

GENJURÍDICO

De maneira independente, os autores e colaboradores do GEN Jurídico, renomados juristas e doutrinadores nacionais, se posicionam diante de questões relevantes do cotidiano e universo jurídico.

Áreas de Interesse

ÁREAS DE INTERESSE

Administrativo

Agronegócio

Ambiental

Biodireito

Civil

Constitucional

Consumidor

Direito Comparado

Direito Digital

Direitos Humanos e Fundamentais

ECA

Eleitoral

Empreendedorismo Jurídico

Empresarial

Ética

Filosofia do Direito

Financeiro e Econômico

História do Direito

Imobiliário

Internacional

Mediação e Arbitragem

Notarial e Registral

Penal

Português Jurídico

Previdenciário

Processo Civil

Segurança e Saúde no Trabalho

Trabalho

Tributário

SAIBA MAIS

    SAIBA MAIS
  • Autores
  • Contato
  • Quem Somos
  • Regulamento Geral
    • SIGA