Preparando-se para uma grande batalha

0
Comentários
0
likes
0
Coment.
0
likes

Matéria publicada no blog do nosso parceiro Concurseiro Solitário:

luvas boxe

Um do certames mais esperados de 2014 é o do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) para o cargo de técnico do seguro social. E não é sem motivo, já que esse certame é caracterizado pelo grande número de vagas para todo o país (para esse ano são esperadas 1.500 vagas), exigência apenas de nível médio de escolaridade e boa remuneração (na faixa dos R$4 mil). Ou seja, é a grande chance de se tornar servidor público federal com uma boa remuneração sem que seja necessário se mudar para longe da terrinha natal.

Esse certame nem foi ainda autorizado pelo MPOG (Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão), mas é grande o número de concurseiros que já iniciaram a preparação para esse grande batalha. Sim, não se engane achando que por se tratar de um certame com muitas vagas, de nível médio e remuneração boa porém longe de ser uma fortuna, é um certame pouco concorrido, muito pelo contrário, é um dos mais concorridos do país.

No último certame para o cargo, que ocorreu em 2011, o edital previa:

– 60 questões objetivas, sendo 20 sobre Conhecimentos Gerais (Ética no Serviço Público, Regime Jurídico Único, Noções de Direito Constitucional, Noções de Direito Administrativo, Língua Portuguesa, Raciocínio Lógico e Noções de Informática);

– 40 sobre Conhecimentos Específicos de legislação previdenciária.

Quantos inscritos teve o último certame para o cargo? Quase um milhão!

Esse brutal número de inscritos é motivo para nem pensar em prestar o próximo certame? De forma alguma, afinal de contas, a grande maioria dos candidatos é formada por gente que nem ao menos estudou ou estudou muito mal com as famosas apostilas de banca de jornal … se muito. No final apenas por volta de 5% dos candidatos realmente estarão preparados para encarar o certame … o que também não é pouco e, portanto, será preciso estar muito bem preparado para efetivamente ter chance de alcançar uma boa classificação.

A boa notícia para quem está interessado nesse certame é justamente a possibilidade de começar a estudar hoje mesmo com base no edital do concurso passado, uma vez que tende haver poucas mudanças entre os editais dos certames do INSS. Acredite, muita gente já se tocou disso faz tempo!

Ainda dá tempo de estudar o suficiente para ter boas chances de ser bem classificado? Com certeza. Notem que o tempo de estudar, a intensidade do estudo e a qualidade do estudo são muito difíceis de combinar e poucos concurseiros o conseguem. Dessa forma mesmo que você comece meio atrasado em relação a outros concurseiros, se estudar com mais qualidade e intensidade conseguirá “tirar o atraso” e até ultrapassar muitos que começaram a estudar faz algum tempo, mas com menos qualidade e intensidade.

RESUMO DA ÓPERA – O certame do INSS é uma ótima oportunidade para quem quer ingressar no serviço público em um cargo com boa remuneração a fim de ter estabilidade para poder estudar melhor para outros concursos públicos. Aproveite que o próximo certame deverá ser realizado no segundo semestre e comece a estudar hoje mesmo.

Leia mais:

– INSS vai abrir 1.500 vagas de nível médio. Confira dicas do professor Rodrigo Bezerra

 

 

 

LEIA TAMBÉM
COMENTE

0 resposta para “Preparando-se para uma grande batalha”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.