GENJURÍDICO
sound_mixer

32

Ínicio

>

Advocacia

>

Artigos

>

Constitucional

ADVOCACIA

ARTIGOS

CONSTITUCIONAL

O Presidente da República e o Controle Político Repressivo de Constitucionalidade

ADI

ATO NORMATIVO

CHEFE DO EXECUTIVO

CONGRESSO NACIONAL

CONSTITUIÇÃO FEDERAL

CONTROLE POLÍTICO DE CONSTITUCIONALIDADE REPRESSIVO

CORTE SUPREMA

CRIMES DE RESPONSABILIDADE

EXECUTIVO FEDERAL

INCONSTITUCIONAL

Nourmirio Bittencourt Tesseroli Filho

Nourmirio Bittencourt Tesseroli Filho

06/10/2014

sound_mixer_

Segundo a Constituição Federal de 1988, o presidente e o vice-presidente da República tomam posse em sessão conjunta do Congresso Nacional (art. 57, § 3º, III), ocasião em que prestam o compromisso de manter, defender e cumprir a Constituição, observar as leis, promover o bem geral do povo brasileiro, sustentar a união, a integridade e a independência do Brasil (art. 78).

Haja vista o compromisso prestado perante o Legislativo federal, não há dúvida de que o presidente da República deve cumprir rigorosamente o comando constitucional vigente, observando e cumprindo, também, as leis do País.

A propósito, são crimes de responsabilidade os atos do chefe do Executivo federal que atentem contra a Constituição e o cumprimento das leis e das decisões judiciais (CF, art. 85, “caput”, e VII).

Não obstante, é importante ressaltar que não há como exigir-se do presidente da República o cumprimento de uma lei ou ato normativo que repute flagrantemente inconstitucional. É uma medida extremamente grave, porém lícita, podendo o chefe do Executivo determinar aos seus órgãos subordinados que deixem de aplicar administrativamente a lei sob a alegação de inconstitucionalidade (ADI 221-MC/DF, Rel. Min. Moreira Alves; DJ de 22.10.1993).

De se notar que o STJ já assentou que o “poder executivo deve negar execução a ato normativo que lhe pareça inconstitucional” (REsp 23121/GO, Rel. Min. Humberto Gomes de Barros; 1ª Turma, j. 06.10.1993, DJ de 08.11.1993).

Caríssimo leitor, para efeito de provas concursais, é imprescindível o estudo do controle político de constitucionalidade repressivo, realizado pelo Executivo. O chefe deste Poder constituído pode administrativamente recusar dar aplicabilidade à lei (já em vigor) que entenda inconstitucional, sem prejuízo da análise posterior pelo Judiciário. De acordo com a jurisprudência do Supremo Tribunal Federal, qualquer chefe do Executivo (presidente da República, governador ou prefeito) dispõe dessa prerrogativa.

Não esqueça: a possibilidade do chefe do Executivo deixar de aplicar a lei por entender que a mesma é inconstitucional advém da Constituição pretérita de 1967-69. Sob a égide desta Constituição, somente o procurador-geral da República tinha legitimidade para propor uma ação direta de inconstitucionalidade (ADI) – o que obstava o presidente da República dirigir-se à Corte Suprema para pleitear a inconstitucionalidade de leis.

Após o advento da CF/88, tanto o presidente da República quanto o governador tornaram-se legitimados ativos para o ajuizamento da ADI (CF, art. 103, I e V, com redação dada pela EC 45/04). À vista disso, alguns doutrinadores defendem a necessidade de propositura da ADI pelas autoridades supracitadas, esperando-se, assim, a análise do STF sobre a constitucionalidade ou não da norma impugnada. Por esse entendimento, tão somente os prefeitos é que poderiam deixar de aplicar uma lei por entendê-la inconstitucional, porquanto o chefe do Executivo municipal não tem legitimidade para ajuizar uma ADI perante a Corte Suprema. Essa tese não vingou!

Enfim, conforme entendimento da doutrina majoritária, baseada em decisões do STF (da década de 90), hodiernamente o presidente da República pode negar-se ao cumprimento de uma lei ou ato normativo que entenda inconstitucional. Obviamente, nesse caso, a meu ver, deve propor uma ação direta de inconstitucionalidade (ADI) contra a lei que está descumprindo.

É isso…

Assine nossa Newsletter

Li e aceito a Política de privacidade

GENJURÍDICO

De maneira independente, os autores e colaboradores do GEN Jurídico, renomados juristas e doutrinadores nacionais, se posicionam diante de questões relevantes do cotidiano e universo jurídico.

Áreas de Interesse

ÁREAS DE INTERESSE

Administrativo

Agronegócio

Ambiental

Biodireito

Civil

Constitucional

Consumidor

Direito Comparado

Direito Digital

Direitos Humanos e Fundamentais

ECA

Eleitoral

Empreendedorismo Jurídico

Empresarial

Ética

Filosofia do Direito

Financeiro e Econômico

História do Direito

Imobiliário

Internacional

Mediação e Arbitragem

Notarial e Registral

Penal

Português Jurídico

Previdenciário

Processo Civil

Segurança e Saúde no Trabalho

Trabalho

Tributário

SAIBA MAIS

    SAIBA MAIS
  • Autores
  • Contato
  • Quem Somos
  • Regulamento Geral
    • SIGA