GENJURÍDICO
concurso_tjrj

32

Ínicio

>

Administrativo

>

Concursos

>

Dicas

ADMINISTRATIVO

CONCURSOS

DICAS

Ótima oportunidade: Analista Judiciário do TJRJ

ANALISTA JUDICIÁRIO

CONCURSO PÚBLICO

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

LICITAÇÕES E CONTRATOS

PPPS

STF

STJ

SÚMULAS

TJRJ

Rafael Carvalho Rezende Oliveira

Rafael Carvalho Rezende Oliveira

08/10/2014

concurso_tjrj

O LV concurso público para o cargo de Analista Judiciário (Especialidade Execução de Mandados) representa uma excelente oportunidade aos interessados, com nível superior, que pretendem ingressar na carreira pública, especialmente pelo grande número de vagas (34) e ótima remuneração (R$ 5.794,26).

A responsabilidade pela execução do concurso é da FGV.

É recomendável a leitura atenta do edital que apresenta novidades em relação ao concurso anterior, especialmente quanto ao conteúdo programático do Direito Administrativo que se consolida como uma pedra de toque do certame.

Além dos temas clássicos (princípios, organização administrativa, atos administrativos, processo administrativo e agentes públicos), que merecem atenção nos estudos, o edital prevê também novas matérias, tais como poderes administrativos, controle, bens públicos, licitação, contratos, PPPs e responsabilidade civil do Estado.

Em razão do caráter objetivo da primeira fase, os candidatos devem priorizar os conceitos doutrinários e a leitura da legislação, sem perder tempo com as controvérsias doutrinárias neste momento. Ressalte-se que o edital menciona expressamente a Lei 8.666/1993 (Licitações e contratos) e a Lei 11.079/2004 (PPPs), razão pela qual a leitura das referidas normas afigura-se fundamental.

Igualmente, o candidato deve atualizar os estudos das súmulas (TJ/RJ e Tribunais superiores) e os informativos do STF e do STJ, uma vez que o edital indica os referidos pontos no conteúdo programático.

Outra dica importante refere-se ao estudo das matérias do Grupo II (CODJERJ e legislação complementar), notadamente a leitura das leis estaduais mencionadas no programa que representam, geralmente, verdadeiro divisor de águas entre os candidatos que realizam preparação específica para o concurso e os “aventureiros” que, sem aprofundar e especializar os estudos, tentam a sorte no concurso de Analista Judiciário.

Desejo sorte a todos os leitores e alunos! Bons estudos e mãos à obra!

Clique e confira o edital na íntegra

Clique e confira o edital na íntegra

Assine nossa Newsletter

Li e aceito a Política de privacidade

GENJURÍDICO

De maneira independente, os autores e colaboradores do GEN Jurídico, renomados juristas e doutrinadores nacionais, se posicionam diante de questões relevantes do cotidiano e universo jurídico.

Áreas de Interesse

ÁREAS DE INTERESSE

Administrativo

Agronegócio

Ambiental

Biodireito

Civil

Constitucional

Consumidor

Direito Comparado

Direito Digital

Direitos Humanos e Fundamentais

ECA

Eleitoral

Empreendedorismo Jurídico

Empresarial

Ética

Filosofia do Direito

Financeiro e Econômico

História do Direito

Imobiliário

Internacional

Mediação e Arbitragem

Notarial e Registral

Penal

Português Jurídico

Previdenciário

Processo Civil

Segurança e Saúde no Trabalho

Trabalho

Tributário

SAIBA MAIS

    SAIBA MAIS
  • Autores
  • Contato
  • Quem Somos
  • Regulamento Geral
    • SIGA