Ótima oportunidade: Analista Judiciário do TJRJ

0
Comentários
0
likes
0
Coment.
0
likes
concurso_tjrj

O LV concurso público para o cargo de Analista Judiciário (Especialidade Execução de Mandados) representa uma excelente oportunidade aos interessados, com nível superior, que pretendem ingressar na carreira pública, especialmente pelo grande número de vagas (34) e ótima remuneração (R$ 5.794,26).

A responsabilidade pela execução do concurso é da FGV.

É recomendável a leitura atenta do edital que apresenta novidades em relação ao concurso anterior, especialmente quanto ao conteúdo programático do Direito Administrativo que se consolida como uma pedra de toque do certame.

Além dos temas clássicos (princípios, organização administrativa, atos administrativos, processo administrativo e agentes públicos), que merecem atenção nos estudos, o edital prevê também novas matérias, tais como poderes administrativos, controle, bens públicos, licitação, contratos, PPPs e responsabilidade civil do Estado.

Em razão do caráter objetivo da primeira fase, os candidatos devem priorizar os conceitos doutrinários e a leitura da legislação, sem perder tempo com as controvérsias doutrinárias neste momento. Ressalte-se que o edital menciona expressamente a Lei 8.666/1993 (Licitações e contratos) e a Lei 11.079/2004 (PPPs), razão pela qual a leitura das referidas normas afigura-se fundamental.

Igualmente, o candidato deve atualizar os estudos das súmulas (TJ/RJ e Tribunais superiores) e os informativos do STF e do STJ, uma vez que o edital indica os referidos pontos no conteúdo programático.

Outra dica importante refere-se ao estudo das matérias do Grupo II (CODJERJ e legislação complementar), notadamente a leitura das leis estaduais mencionadas no programa que representam, geralmente, verdadeiro divisor de águas entre os candidatos que realizam preparação específica para o concurso e os “aventureiros” que, sem aprofundar e especializar os estudos, tentam a sorte no concurso de Analista Judiciário.

Desejo sorte a todos os leitores e alunos! Bons estudos e mãos à obra!

LEIA TAMBÉM
COMENTE

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.