Dia do Professor: Data comemorativa do Ensino

0
Comentários
0
likes
0
Coment.
0
likes
shutterstock_134859302_mini

O Dia do Professor é universal, abrangendo desde os primeiros passos da criança até o pós-doutorado do adulto. Somos ensinados desde que nascemos e os mais espertos permanecem estudando até o desenlace desta vida, pois nunca se atinge a sabedoria plena. Nossos pais são os primeiros professores; depois, dividem esta relevante tarefa com os professores profissionais. Nesta data comemorativa, precisamos agradecer também aos genitores.

Ensinar é uma dádiva, um verdadeiro presente. No fundo, cada professor pode agradecer seus alunos pela oportunidade de conviver em nome da sabedoria. Talvez devesse existir o dia do aluno para que nós, os professores, pudéssemos fazer uma homenagem a quem compartilha conosco o dia a dia do aprendizado.

Sob o meu ponto de vista – e sempre disse isso aos meus alunos –, considero o magistério uma via de mão dupla: aprendo com meus alunos tanto quanto busco ensinar-lhes. Afinal, o que nós, professores, especialmente os de Direito, passamos a eles é a teoria e os aspectos da prática forense, mas a experiência de vida, tão útil em nossa atividade, todos possuem. Além disso, o bom senso é peculiar ao ser humano, e não apenas ao professor. Eis o motivo de aprendermos com nossos alunos. Captamos a experiência de vida e o bom senso para visualizarmos a teoria sob outro prisma.

As indagações de quem aprende são muito importantes para essa interação professor-aluno. O estudante, de qualquer nível, realmente interessado, faz perguntas inteligentes. Pode não saber a resposta, mas sabe perguntar. Com isso, leva o professor a meditar e a refletir quanto à solução a ser dada, permitindo, por vezes, a evolução do pensamento.

O Dia do Professor é a data comemorativa do ensino, envolvendo o mestre e seu discípulo. Felizes os professores por terem a oportunidade de estarem em sala de aula, em contato com o alunado, em constante troca de valores.

Portanto, feliz Dia do Professor aos meus colegas de magistério, e a todos os alunos deste imenso Brasil.

LEIA TAMBÉM
COMENTE

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.