Acolhe ou encolhe?

0
Comentários
0
likes
0
Coment.
0
likes
joaquim_barbosa_2Crédito foto: site VEJA

Acolhe ou encolhe?

Essa foi a escolha da OAB-DF, a qual optou por deferir o pedido de inscrição de Joaquim Barbosa aos quadros da OAB.

Em um ato solene, a OAB optou por não considerar inidôneo moralmente o Ex-Ministro, mesmo tendo ele sido protagonista de um Desagravo Público, por ofender um advogado e a advocacia, e tendo feito declarações polêmicas, como, por exemplo, a de que advogado acorda às 11 horas da manhã.

A OAB-DF, em um gesto nobre, optou por não encolher seu histórico de defensor da democracia punindo quem, de maneira indireta, pediu desculpas à classe, uma vez que solicitou seu pedido de inscrição.

Entenderam os julgadores que seria um exagero punir Barbosa por Inidoneidade Moral.

De tudo isso, aos meus alunos fica uma grande lição: até um Ex-Ministro do STF pode ser alvo de indeferimento de pedido de inscrição.

A nosso ver, agiu de maneira inteligente a OAB se engrandecendo ao acolher o novo causídico.

LEIA TAMBÉM
COMENTE

4 respostas para “Acolhe ou encolhe?”

  1. Henrique Novo disse:

    Ótima tese!!!

  2. José Carlos da Silva disse:

    Nada mais natural e óbvio o deferimento da inscrição do ex-ministro Joaquim Barbosa, por ser uma pessoa voltada a integridade e preenchimento de seu tempo, com preocupações a valorar o senso moral da personalidade do político brasileiro com suas decisões e que no rol daqueles que contrariaram seu pensamento estavam incluídos alguns colegas de classe e por isso foi generalizada a crítica, mas o digníssimo tem muito crédito e espero que ele seja um arauto para nós juristas.

  3. Marcelo disse:

    Concordo. A legalidade deve prevalecer e a OAB como último bastião de defesa da legalidade soube agir com a correção que busca proteger.

  4. Gilson Pereira disse:

    Avalio que a Instituiçao OAB em todo o País é o proprio local de debates de Ideias e formulações de questões varias, inclusive deste cunho e variança em questão. Nao ha por que polemizar algum tao simples, estamos falando de pessoas, de instituição, de um ex-ministro da terceira força POLITICA do Pais e de um excelente defensor da moral e costume desse TUPINIQUIM PAíS….

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.