GENJURÍDICO
proibido

32

Ínicio

>

Dicas

>

ECA

DICAS

ECA

Sigilo no Eca X Liberdade de Imprensa

INTIMIDADE

LEI 10.746/2003

LIBERDADE DE IMPRENSA

PORTAL CONSULTOR JURÍDICO

SEGREDO DE JUSTIÇA

SIGILO

TJRS

TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO RIO GRANDE DO SUL

VIDA PRIVADA

Guilherme de Souza Nucci

Guilherme de Souza Nucci

30/10/2014

proibido

O Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul manteve condenação a multa contra um jornal, que publicou, em notícia de homicídio, as iniciais do nome do adolescente e também seu apelido. O jornal argumentou que tais dados seriam insuficientes para identificar o menor. Ocorre que, o art. 143, parágrafo único, do ECA é absolutamente claro a respeito, vedando qualquer notícia do fato, inserindo dados identificadores do adolescente, inclusive apelido e iniciais do nome e sobrenome. Aliás, a vedação às iniciais foi introduzida pela Lei 10.746/2003, justamente para impedir que, na comunidade onde vive, o menor pudesse ser conhecido e identificado. No caso julgado, a gravidade é dupla: divulgou-se tanto o apelido quanto as iniciais. Portanto, muito mais fácil de se apontar quem é o menor infrator. A liberdade de imprensa é ampla no Brasil, mas nenhum direito é absoluto. Todos devem compor-se com outros direitos e garantias fundamentais, como a intimidade e a vida privada. Na hipótese dos jovens infratores, o superior interesse do menor, como princípio constitucional que é, deve prevalecer sobre o direito à informação, em nome de bem jurídico de maior peso: a formação e o desenvolvimento moral da criança e do adolescente. O segredo de justiça associa-se ao procedimento da Vara da Infância e Juventude, sem divulgação para a sociedade, para garantir que o adolescente supere o seu erro, sem qualquer marca para o futuro.

Confira a notícia publicada no Portal Consultor Jurídico:

O artigo 143 do Estatuto da Criança e do Adolescente, em seu parágrafo único, diz que qualquer notícia de fato envolvendo menor não pode identificá-lo. Ou seja, é vedada a publicação de fotografia, referência a nome, apelido, filiação, parentesco, residência e, inclusive, iniciais do nome e sobrenome.

A aplicação literal do dispositivo legal levou a 8ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul a manter sentença que condenou um jornal do interior do estado a pagar multa de cinco salários- mínimos por expor um adolescente. A notícia mencionou o apelido e as iniciais do nome do jovem como um dos autores do crime de duplo homicídio.

Em Apelação ao colegiado, a direção do veículo alegou que a menção ao apelido do jovem não implica, necessariamente, sua identificação, já que existem outros com a mesma alcunha na região.

O relator do recurso, desembargador Rui Portanova, acolheu os argumentos do procurador do Ministério Público com assento na 8ª Câmara, tomando-as como razões de decidir. ‘‘Ainda que o representado sustente a impossibilidade de se identificar o acusado, em face de existência de diversas pessoas com a mesma alcunha, entende-se que sua vinculação com as iniciais permitem, sem sombra de dúvida, identificar o jovem naquela comunidade, afrontando, assim, as normas de natureza administrativas firmadas pelo Estatuto de Criança e do Adolescente’’, escreveu em seu parecer o procurador Ricardo Vaz Seelig.

O procurador do MP também manteve o valor arbitrado para a multa — aplicada acima do mínimo cominado — em face da reincidência do jornal, já condenado pelos mesmos motivos em outro processo que tramita na Justiça Comum. O acórdão, lavrado à unanimidade, é do dia 25 de setembro.

Clique aqui para ler o acórdão modificado.

Assine nossa Newsletter

Li e aceito a Política de privacidade

GENJURÍDICO

De maneira independente, os autores e colaboradores do GEN Jurídico, renomados juristas e doutrinadores nacionais, se posicionam diante de questões relevantes do cotidiano e universo jurídico.

Áreas de Interesse

ÁREAS DE INTERESSE

Administrativo

Agronegócio

Ambiental

Biodireito

Civil

Constitucional

Consumidor

Direito Comparado

Direito Digital

Direitos Humanos e Fundamentais

ECA

Eleitoral

Empreendedorismo Jurídico

Empresarial

Ética

Filosofia do Direito

Financeiro e Econômico

História do Direito

Imobiliário

Internacional

Mediação e Arbitragem

Notarial e Registral

Penal

Português Jurídico

Previdenciário

Processo Civil

Segurança e Saúde no Trabalho

Trabalho

Tributário

SAIBA MAIS

    SAIBA MAIS
  • Autores
  • Contato
  • Quem Somos
  • Regulamento Geral
    • SIGA