GENJURÍDICO
1FASE_oab

32

Ínicio

>

Dicas

>

Exame OAB

DICAS

EXAME OAB

Falta uma semana!

16 DE NOVEMBRO

1ª FASE

DICAS

ÉTICA

EXAME DA ORDEM

PROVA

XV EXAME DA OAB

Alvaro de Azevedo Gonzaga

Alvaro de Azevedo Gonzaga

07/11/2014

1FASE_oab

Com a proximidade da 1ª fase do XV Exame da OAB – a prova será no domingo, dia 16 de novembro –, acho importante relembrar alguns pontos, já discutidos, para fazer uma boa prova.

Primeiramente, minha dica para quem está prestando o Exame da Ordem é ter um conhecimento panorâmico de todas as matérias. Não adianta dominar uma área e não conhecer as outras – isso pode prejudicar o desempenho na prova. Se tiver que priorizar o estudo de alguma matéria na primeira fase, sugiro atenção à Ética Profissional do Advogado.

Assim, é importante que o aluno tenha conhecimento da matéria como um todo. Uma boa maneira para testar seus conhecimentos é resolver a última prova, simulando o ambiente de aplicação do Exame. Separe as provas por matéria e responda os testes sem qualquer consulta e, por fim, confira o gabarito. Tire as dúvidas que tiver após a resolução, verificando a legislação e o material utilizado para sua preparação.

Esse exercício auxilia também na compreensão da prova em si, como a tendência de usar situações do cotidiano para cobrar a aplicação dos conhecimentos jurídicos, exercitando a capacidade de relacionar a lei com a prática e mostrando a importância de estar atento ao noticiário e às recentes mudanças na legislação.

Outro ponto que podemos identificar por meio dessa prática é a administração do tempo. A prova tem 80 questões, com cinco horas para resposta. Isso equivale, em média, a 3,5 minutos por questão. Como cada uma tem o mesmo peso, não compensa gastar muito tempo em um item que não sabemos a resposta e, depois, ficar sem tempo para responder as que sabemos.

Sei que muitas vezes o motivo da reprovação não é a falta de conhecimento da matéria, mas sim a má administração do tempo e o nervosismo. Para fazer uma prova com tranquilidade, sugiro que o aluno descanse e faça algo que normalmente o deixe tranquilo e relaxado, mas, por favor, nada de ir para a balada e beber até cair!

Se possível, visite o local de prova e já planeje com antecedência como ir até lá. No dia da prova, chegue com pelo menos uma hora de antecedência, leve documentos de identificação e tenha, pelo menos, uma caneta reserva.

Na prova, o ideal é deixar-se confortável para resolução; assim, independentemente de começar pela área que sabe mais, por Ética ou pelas primeiras questões, a dica é escolher a opção mais confortável.

Seguem alguns passos que podem facilitar a resolução: ler as questões com atenção, grifar os pontos principais, escrever ao lado da questão se procura a alternativa verdadeira ou a falsa, ou ainda o nome do instituto perguntado.

Tente resolver toda a prova; se houver dúvida, pule para a próxima e marque a questão duvidosa com um “x” ou um círculo sobre o número, para voltar depois, e passe para o gabarito as questões que já tenha segurança. Volte para as questões deixadas e, assim que responder a mais um bloco, passe de novo para o gabarito. Caso haja alguma questão que você não sabe de jeito nenhum, deixe para o fim, mas não deixe de assinalar uma alternativa.

Por fim, o mais importante é manter a calma e acreditar. Lembrar que esta é apenas uma das muitas provas que você enfrentará na sua carreira. Independentemente do resultado, é essencial aproveitar a oportunidade para aprender sobre conteúdos jurídicos e, principalmente, sobre si mesmo. Boa prova e sigamos em frente.

Assine nossa Newsletter

Li e aceito a Política de privacidade

GENJURÍDICO

De maneira independente, os autores e colaboradores do GEN Jurídico, renomados juristas e doutrinadores nacionais, se posicionam diante de questões relevantes do cotidiano e universo jurídico.

Áreas de Interesse

ÁREAS DE INTERESSE

Administrativo

Agronegócio

Ambiental

Biodireito

Civil

Constitucional

Consumidor

Direito Comparado

Direito Digital

Direitos Humanos e Fundamentais

ECA

Eleitoral

Empreendedorismo Jurídico

Empresarial

Ética

Filosofia do Direito

Financeiro e Econômico

História do Direito

Imobiliário

Internacional

Mediação e Arbitragem

Notarial e Registral

Penal

Português Jurídico

Previdenciário

Processo Civil

Segurança e Saúde no Trabalho

Trabalho

Tributário

SAIBA MAIS

    SAIBA MAIS
  • Autores
  • Contato
  • Quem Somos
  • Regulamento Geral
    • SIGA