Gramática do dia a dia: Xérox ou Xerox?

0
Comentários
0
likes
0
Coment.
0
likes
xerox

Olá Pessoal!

Um leitor perguntou-me se o correto é xérox ou xerox. A palavra “xerox” tem origem grega (xero) e significa “seco”, uma vez que essa forma de copiar não emprega líquidos de qualquer espécie.

É interessante ressaltar que a empresa Xerox fez concorrência com o mimeógrafo, pois este tirava cópias “molhadas” e a Xerox, cópias “a seco”. Se consultarmos o Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa (VOLP da Academia Brasileira de Letras), encontraremos os vocábulos “xerox” e “xérox”. Isso significa que ambas as formas estão corretas na Língua Portuguesa. Posso então escrever: O advogado tirou xerox dos autos do processo. Também é correto redigir: Vou ao fórum para tirar xérox do mandado de citação.

Notemos que xerox (pronuncia-se “xerócs”) é oxítona terminada em -x, por isso não é acentuada. Por outro lado, xérox (pronuncia-se “xérocs”) é paroxítona terminada em –x, e todas as paroxítonas terminadas em -x devem ser acentuadas. Na Língua Portuguesa, a tendência é empregar o vocábulo xérox, uma vez que as palavras paroxítonas terminadas em -x devem ser acentuadas: clímax, látex, ônix, tórax etc. Concluímos que ambas as palavras (xerox/xérox) podem ser empregadas no texto jurídico.

É relevante mencionar que o próprio VOLP registra o verbo “xerocopiar”: O juiz de direito xerocopiou a sentença. Temos ainda as variantes xeroxar (pronuncia-se xerocsar) e xerocar.

Outra dúvida que pode surgir é o plural das palavras “xérox” ou “xerox”. A regra é simples: no plural, os substantivos terminados em -x permanecem invariáveis. Exemplo: O estagiário de direito tirou três xérox/xerox da sentença. As xérox/xerox estão sobre a mesa do promotor de justiça.

O mesmo acontece com o látex – o látex; o tórax – os tórax; o ônix – os ônix. Exemplo: Comprei duas tintas látex. Comprei uma tinta látex.

Antes de responder ao exercício abaixo, a alternativa incorreta do teste anterior sobre o emprego do hífen é a letra “d”. O correto é micro-ondas, e não microondas. Então vamos ao próximo exercício! Resposta no próximo artigo. Até lá!
[polldaddy poll=”8533719″]


Veja também:

 

LEIA TAMBÉM
COMENTE

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.