Bons feriados, bons estudos

0
Comentários
0
likes
0
Coment.
0
likes
preguica2

O carnaval deu início a uma peculiaridade deste ano: muitos feriados prolongados. Daqui a menos de um mês e meio, o dia 1.º de abril não será apenas o “dia da mentira”, também será a “quarta-feira santa”, véspera de muitas viagens.

Pode preparar as malas que os feriados não param por aí. Eles serão o que a etimologia sugere: pequenas férias. Tiradentes será comemorado numa terça-feira (21 de abril). Não vá trabalhar no dia 1.º de maio, que, afinal, é o dia de todos nós, trabalhadores. Sendo possível, emende com o sábado e o domingo (2 e 3 e maio).

As celebrações de “Corpus Christi” podem resultar em reflexões profundas de alguns grupos religiosos. Contudo, os pacotes turísticos aceitarão democraticamente todas as denominações cristãs, sem discriminar quaisquer outras crenças ou convicções. Apertem o cinto e boa viagem a partir de quinta-feira, 4 de junho.

O dia dos professores (15 de outubro) será quinta-feira. Mas nós, professores, comemoramos nossa data trabalhando. Não temos o mesmo privilégio de santos e heróis, embora haja muitos heróis entre nós. Nossos alunos que o digam.

O dia 28 de outubro é dedicado aos funcionários públicos. A comemoração será dia 30, conforme portaria 15/2015, do Ministério de Planejamento. Advinha qual será o dia da semana? Sexta-feira. E a festa não terminará no domingo, pois, na segunda-feira, 2 de novembro, é dia de finados.

Não se assuste, leitor. Não irei sugerir que você renuncie a essas pequenas férias para reforçar os estudos. Meu convite é outro. Como serão muitos os feriados, que tal estabelecer metas para cada um deles? Afinal, quais conteúdos você pretende aprender antes da “semana santa”? O que será estudado até o dia de Tiradentes? E antes do dia do trabalho? Lá pelo meio do ano, que tal curtir “Corpus Christi” somente depois de concluir seu “corpus liciones”?

Não há necessidade de renunciar às viagens e aos momentos de lazer. É até recomendável que o estudante faça pausas para espairecer e “recarregar as baterias”. O que não convém é cair na balada, deixando os estudos sempre para depois.

Então, tenha bons feriados; mas tenha bons estudos também.

LEIA TAMBÉM
COMENTE

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.