GENJURÍDICO
preguica2

32

Ínicio

>

Atualidades

>

Concursos

ATUALIDADES

CONCURSOS

Bons feriados, bons estudos

FERIADOS

FÉRIAS

LAZER

PROLONGADOS

José Roberto Lima

José Roberto Lima

24/02/2015

preguica2

O carnaval deu início a uma peculiaridade deste ano: muitos feriados prolongados. Daqui a menos de um mês e meio, o dia 1.º de abril não será apenas o “dia da mentira”, também será a “quarta-feira santa”, véspera de muitas viagens.

Pode preparar as malas que os feriados não param por aí. Eles serão o que a etimologia sugere: pequenas férias. Tiradentes será comemorado numa terça-feira (21 de abril). Não vá trabalhar no dia 1.º de maio, que, afinal, é o dia de todos nós, trabalhadores. Sendo possível, emende com o sábado e o domingo (2 e 3 e maio).

As celebrações de “Corpus Christi” podem resultar em reflexões profundas de alguns grupos religiosos. Contudo, os pacotes turísticos aceitarão democraticamente todas as denominações cristãs, sem discriminar quaisquer outras crenças ou convicções. Apertem o cinto e boa viagem a partir de quinta-feira, 4 de junho.

O dia dos professores (15 de outubro) será quinta-feira. Mas nós, professores, comemoramos nossa data trabalhando. Não temos o mesmo privilégio de santos e heróis, embora haja muitos heróis entre nós. Nossos alunos que o digam.

O dia 28 de outubro é dedicado aos funcionários públicos. A comemoração será dia 30, conforme portaria 15/2015, do Ministério de Planejamento. Advinha qual será o dia da semana? Sexta-feira. E a festa não terminará no domingo, pois, na segunda-feira, 2 de novembro, é dia de finados.

Não se assuste, leitor. Não irei sugerir que você renuncie a essas pequenas férias para reforçar os estudos. Meu convite é outro. Como serão muitos os feriados, que tal estabelecer metas para cada um deles? Afinal, quais conteúdos você pretende aprender antes da “semana santa”? O que será estudado até o dia de Tiradentes? E antes do dia do trabalho? Lá pelo meio do ano, que tal curtir “Corpus Christi” somente depois de concluir seu “corpus liciones”?

Não há necessidade de renunciar às viagens e aos momentos de lazer. É até recomendável que o estudante faça pausas para espairecer e “recarregar as baterias”. O que não convém é cair na balada, deixando os estudos sempre para depois.

Então, tenha bons feriados; mas tenha bons estudos também.

Assine nossa Newsletter

Li e aceito a Política de privacidade

GENJURÍDICO

De maneira independente, os autores e colaboradores do GEN Jurídico, renomados juristas e doutrinadores nacionais, se posicionam diante de questões relevantes do cotidiano e universo jurídico.

Áreas de Interesse

ÁREAS DE INTERESSE

Administrativo

Agronegócio

Ambiental

Biodireito

Civil

Constitucional

Consumidor

Direito Comparado

Direito Digital

Direitos Humanos e Fundamentais

ECA

Eleitoral

Empreendedorismo Jurídico

Empresarial

Ética

Filosofia do Direito

Financeiro e Econômico

História do Direito

Imobiliário

Internacional

Mediação e Arbitragem

Notarial e Registral

Penal

Português Jurídico

Previdenciário

Processo Civil

Segurança e Saúde no Trabalho

Trabalho

Tributário

SAIBA MAIS

    SAIBA MAIS
  • Autores
  • Contato
  • Quem Somos
  • Regulamento Geral
    • SIGA