Titulação sem Competência é uma Caixa Vazia

0
notas
0
likes
0
notas
0
likes
cabeca_caixa

Na última sexta-feira, após a aula no curso preparatório, uma aluna me indagou:

– Professor, o senhor é mestre ou doutor?

Respondi:

– Nem um nem outro… Por quê?

– Tive essa mesma aula com um professor doutor, mas não compreendi bulhufas. Sou pós-graduada, mestre, fui aprovada em três concursos públicos, atuo há tempo no setor público, mas procuro sempre algo a mais… Por isso estou aqui! E adorei a sua aula!!! Meu pai já dizia: “Titulação sem competência é uma caixa vazia”. Parabéns pela sua didática, pelo domínio dos detalhes!

Que injeção de ânimo…

Eu disse a ela que, mesmo sem a referida titulação, já lecionava há oito anos: na graduação, pós-graduação, em diversos cursos preparatórios para concursos públicos (fundamental, médio, superior etc.), para exames de Ordem… Ensino presencial, educação a distância… Acrescentei que tenho livros publicados por grandes editoras do País, que trabalho com três disciplinas distintas, concentrando-se, logicamente, no Direito Constitucional, que estuda um diploma multidisciplinar repleto de fundamentos jurídicos das demais disciplinas do Direito.

– Meu pai é um autodidata, professor. Trabalha como nunca! E ele é muito requisitado pelo serviço de excelência. Tem 64 anos, e só pensa em trabalhar! Estuda e se aprimora diariamente, por conta. Sinceramente, o senhor não precisa de uma titulação para seguir nessa área… – disse-me a aluna.

Eu agradeci o elogio, mas ressaltei que buscaria, em breve, um mestrado, visando complementar minha especialidade.

Ela rebateu:

– NÃO PRECISAMOS SER ESPECIALISTAS EM TUDO PARA AJUDAR O PRÓXIMO, professor. Em 2008, eu reprovei justamente na sua matéria, isso estava totalmente fora dos meus planos. A turma formou-se, e eu fiquei…

– Quem lecionava a matéria? – perguntei.

– O senhor! – respondeu ela, sorridente. – Direitos e garantias fundamentais!!! Mas saiba que me ajudou um bocado. Fez-me estudar, de fato! O estudo é uma vacina infalível contra os erros do passado, professor. NÃO ESTUDEI, por isso errei e reprovei!!! Errei também ao julgá-lo incompetente. Naquela época, me revoltei: “SE NÃO É MESTRE NEM DOUTOR, quem é ele para me reprovar?!”. Pois é… Cá estou! Transbordando de conhecimento…

Fiquei sem palavras… É incrível como o “mundo dá voltas”.

José Saramago já dizia: “Das habilidades que o mundo sabe, essa ainda é a que faz melhor: dar voltas”.

Caro leitor, mesmo em meio à oposição, acredite: VOCÊ tem valor! Apresente-o aos demais…

Não se sinta insignificante perto de alguém que se rotula tão importante.

Tenha visão de futuro. O retorno virá!

LEIA TAMBÉM
COMENTE

Uma resposta para “Titulação sem Competência é uma Caixa Vazia”

  1. Excelente texto. Me motivou…. certo dia fui muito humilhada …e este texto cabe como incentivo e resposta.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *