Questões de Concurso [O Guia] – Parte III

0
notas
0
likes
0
notas
0
likes
shutterstock_248841865

Quem estuda para concurso sabe da importância de se fazer questões de concurso.

Mas será que é bem assim mesmo?

Será que todos sabem os verdadeiros motivos de se fazer questões como forma de preparação para sua prova? Seguimos nosso estudo…

3. Como controlar as questões feitas

Você já entendeu sobre a importância de fazer questões de concursos como forma de aumentar suas chances de ser aprovado. Entendeu também sobre metas.

Mas se não tiver um CONTROLE EFETIVO dessas questões os resultados podem não ser o esperado.

Controlar as questões significa:

  •  Saber o seu percentual de acerto
  •  Saber quantas questões foram feitas.

Você pode controlar isso basicamente de 03 formas:

Anotando manualmente

É a maneira mais simples, não é necessário internet, o custo é baixo e pode ser feito a qualquer momento. Mas existe algumas desvantagens, o controle pode conter erros, pois quanto mais questões, mais difícil o controle, exige mais organização, e pode ser perdido mais facilmente.

Com planilhas eletrônicas

Assim como as anotações manuais é uma forma barata, não necessita de internet. Mas depende de algum equipamento eletrônico, computador, notebook, tablete ou smartphone, neste pode ser usado aplicativos que facilitam ainda mais. Outra vantagem interessante das planilhas é que você pode, se tiver certa habilidade, customizar sua planilha de acordo com suas necessidades.

Sites especializados

Os sites estão ganhando muita força, com eles você pode filtra as questões por muitos critérios: banca, ano, nível de dificuldade, cargo etc. Pode fazer anotações, ler comentários, revisar as que errou e elaborar gráficos facilmente com os índices de acertos e erros. A desvantagem, de certa forma, é necessitar de internet para o acesso, além também que alguns cobram uma taxa para ter acesso a todas essas funcionalidades.

Seja qual for a maneira que você encontrar para controlar a resolução de questões, o importante é que você tenha organização e disciplina.  Dessa forma poderá usufruir todos os benefícios de que estamos falando neste artigo.

4. Qual material utilizar para fazer questões

Antes de falar quais materiais podem ser utilizados para fazer questões é bom lembrar que o fundamental é fundamental buscar QUALIDADE DO MATERIAL. Se o material for ruim, com gabarito errado por exemplo, irá lhe atrapalhar muito.

Livros

Praticamente todos os livros voltados para concurso trazem no final dos capítulos, ou em caderno separados, um rol de questões para serem feitas. Temos também livros inteiros só de questões, alguns somente com o gabarito, outros com comentários individualizados para cada questão.

Provas anteriores

Baixar provas anteriores do cargo que você está almejando é uma das melhores formas para resolver questões. Pode ser usado como simulado também, deixando um dia da semana escolhido, com hora marcada, local adequado. Pode ser uma ótima maneira para diminuir a tensão do dia da prova e treinar velocidade.

Sites

Já falamos dessa ferramenta, de suas vantagens e desvantagens. Nos dias de hoje, em que estudamos muito por meio do computador, aproveitar que está como pc na mão e fazer questões em bons sites é uma boa escolha para bater suas metas e se organizar.

Sobre os sites gostaria de alertar sobre um perigo quase invisível, a DISTRAÇÃO. Ficar navegando em outros sites a cada 5 questões respondidas vai lhe roubar muito do seu tempo. Tome cuidado.

Aulas em PDF

Cada vez mais comum, as aulas em PDF são muito boas, quando de qualidade, lógico. Existem muitas aulas só de questões, parecendo muito com os livros em suas vantagens, além da possibilidade de imprimir para aqueles que não gostam de estudar na frente do computador. Uma desvantagem é o preço, que geralmente não são baratas, embora barato e caro em concurso é bem relativo. No primeiro mês de salário você poderá recuperar todo seu investimento.

Continua…

Ou leia o texto completo aqui!


Veja também:

LEIA TAMBÉM
COMENTE