GENJURÍDICO
shutterstock_68311354

32

Ínicio

>

Dicas

>

Português Jurídico

DICAS

PORTUGUÊS JURÍDICO

Juiz pode indeferir a inicial por erro gramatical?

ACENTO

ART. 156 DO CPC

ESTUDO

GRAMÁTICA

IDIOMA

INDEFERIMENTO

LINGUA PORTUGUESA

NOVO CPC

PETIÇÃO INICIAL

PORTUGUÊS

Joseval Martins Viana

Joseval Martins Viana

20/05/2015

shutterstock_68311354

O questionamento suscitado diz respeito ao fato de o juiz de direito indeferir ou não a petição inicial com fundamento nos arts. 13 da CF e 156 do CPC [art. 192 do NCPC] quando a exordial contiver erros de gramática. O artigo constitucional explicita que “A língua portuguesa é o idioma oficial da República Federativa do Brasil.” Por sua vez, o artigo processual dispõe que “Em todos os atos e termos do processo é obrigatório o uso do vernáculo.”

Em ambos os artigos, constata-se a relevância da gramática na construção redacional dos atos e termos do processo. Ora, a petição inicial é um ato processual. Assim, tem-se o seguinte: primeiro, a Língua Portuguesa é o idioma oficial do Brasil e suas regras gramaticais devem ser respeitadas. Segundo, é obrigatório empregar o vernáculo nos atos e termos do processo. Nesse caso, vernáculo significa que o advogado deve observar rigorosamente a pureza e correção da linguagem jurídica.

A petição inicial que contém erros gramaticais é obscura e ambígua. O primeiro exemplo demonstra a obscuridade: “O estrupo ocorreu naquela casa.” Ora, a Língua Portuguesa registra “estrupo” e “estupro”. Estrupo é barulho, estrondo; estupro é “Constranger alguém, mediante violência ou grave ameaça, a ter conjunção carnal ou a praticar ou permitir que com ele pratique outro ato libidinoso.” (Cf. art. 213 do CP). Este outro exemplo, por sua vez, demonstra obscuridade: “O policial deu voz de prisão em flagrante delito ao autuado em sua casa.” Casa de quem? Do policial? Do autuado?

Certa ocasião, fundamentado no art. 156 do CPC, o então juiz de direito Luís Carvalho, do extinto Segundo Tribunal de Alçada Civil do Estado de São Paulo, criticou severamente o texto jurídico de um recurso de apelação redigido sem acento gráfico. O Acórdão foi publicado em 1995 e transcrito pelo Jornal dos Professores, do mês de setembro. A decisão afirmou que tanto a inicial quanto à apelação não deveriam ter sido deferidas, já que a Língua Portuguesa exige acentuação correta das palavras. De acordo com o então desembargador Carvalho, faz-se necessário “preservar a nossa tão aviltada língua, pois o zelo do idioma faz parte da educação cívica do cidadão.”

Essas reflexões permitem asseverar que o juiz de direito pode indeferir a petição inicial que contiver erros de gramática. No entanto, antes de indeferi-la, o magistrado determinará que o autor a corrija no prazo de 10 (dez) dias. (Cf. art. 284 do CPC e art. 321 do NCPC que estende o prazo de correção da inicial para 15 (quinze) dias).

Por isso, estudar Gramática é tão importante quanto estudar Direito Civil, Direito Processual Civil, Direito Penal, Direito Processual Penal e qualquer outra disciplina da área jurídica.

Então, bons estudos de gramática a todos!


Veja também:

Conheça as obras do autor (Clique aqui!)

Assine nossa Newsletter

Li e aceito a Política de privacidade

GENJURÍDICO

De maneira independente, os autores e colaboradores do GEN Jurídico, renomados juristas e doutrinadores nacionais, se posicionam diante de questões relevantes do cotidiano e universo jurídico.

Áreas de Interesse

ÁREAS DE INTERESSE

Administrativo

Agronegócio

Ambiental

Biodireito

Civil

Constitucional

Consumidor

Direito Comparado

Direito Digital

Direitos Humanos e Fundamentais

ECA

Eleitoral

Empreendedorismo Jurídico

Empresarial

Ética

Filosofia do Direito

Financeiro e Econômico

História do Direito

Imobiliário

Internacional

Mediação e Arbitragem

Notarial e Registral

Penal

Português Jurídico

Previdenciário

Processo Civil

Segurança e Saúde no Trabalho

Trabalho

Tributário

SAIBA MAIS

    SAIBA MAIS
  • Autores
  • Contato
  • Quem Somos
  • Regulamento Geral
    • SIGA