Daniel Neves na Rádio Justiça

0
Comentários
0
likes
0
Coment.
0
likes
9788530962029

O professor Daniel Amorim Assumpção Neves concedeu entrevista ao programa Revista Justiça, da Rádio Justiça, para falar sobre a obra Novo CPC Comparado, coordenada por Luiz Fux e organizada pelo autor. Já em sua 2ª edição, o livro se configurou como o mais completo e preciso do mercado.

De acordo com o entrevistado, a obra inédita foi desenvolvida com o desafio de apresentar comparação dupla entre as versões do Código de Processo Civil. Tal proposta se justifica pela atuação dos profissionais do direito, que necessitam de uma ferramenta prática para adaptação à nova legislação.

O autor complementa que o Processo Civil é o diploma legal mais utilizado no sistema legal do país, uma vez que é utilizado nas mais diversas áreas do Direito:

“Tudo que é direito material de natureza civil, que é uma abrangência bastante considerável, trabalha com o Novo CPC.”

O professor analisou, também, como o acompanhamento direto ao projeto de alteração à norma processual ao longo dos anos acrescentou na elaboração do livro e destacou algumas das principais mudanças trazidas pelo novo diploma legal, como a organização, a valorização dos princípios e a exigência de motivação das decisões judiciais.

Por fim, Daniel Neves discute a aplicação da Lei, a necessidade de preparação dos profissionais e do próprio Judiciário para que seja possível a recepção das novidades:

“Não só a quem aplicará [o Novo CPC], mas também o Judiciário, em questões estruturais, tem que se preparar, e aí que vem um ceticismo grande de parcela da doutrina, ele tem que se preparar para receber as novidades”.

Ouça aqui!


Veja também

Conheça as obras do autor (Clique aqui!)

LEIA TAMBÉM
COMENTE

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.