Dierle Nunes na Rádio Justiça

0
Comentários
0
likes
0
Coment.
0
likes
novo cpc fund.

O entrevistado da vez do programa Revista Justiça, da Rádio Justiça, é Dierle Nunes, coautor da obra Novo CPC – Fundamentos e Sistematização. O livro, que está em sua 2ª edição, foi elaborado por membros das comissões de juristas que trabalharam no Projeto do Novo CPC.

De acordo com o entrevistado, a obra inédita foi desenvolvida com o desafio de proporcionar ao operador do Direito a compreensão do Novo Código. Tal proposta se justifica pela cisão que se verifica na aplicação da lei processual civil nacional.

“Então é um livro de base, um livro que tem o objetivo precípuo de oferecer ao leitor, mediante uma leitura bem acessível, a compreensão de como o novo sistema processual deve ser interpretado e aplicado. Porque vai haver uma ruptura muito consistente em relação ao atual sistema processual civil ora em vigor.”

Dierle Nunes destacou algumas das principais mudanças trazidas pelo novo diploma legal e de que forma esses pontos foram abordados no livro. A atuação do coautor Humberto Theodoro Júnior na elaboração da obra também foi analisada e justificada.

Quando questionado sobre a aplicação do Novo CPC comparada com a utilização do Código anterior, o entrevistado não teve dúvidas:

“O corte principal da obra é exatamente falar do Novo, por que há um problema muito sério de às vezes as pessoas falarem do Novo sob a ótica do Velho. E se nós não entendermos que o CPC 2015 traz uma racionalidade toda nova do próprio sistema de aplicação de leis, ele vai demorar inclusive alguns anos para obter toda a sua potencialidade de efetividade.”

Ouça aqui!


Veja também:

Conheça as obras do autor (Clique aqui!)

LEIA TAMBÉM
COMENTE

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.