Marcus Abraham na Rádio Justiça

0
Comentários
0
likes
0
Coment.
0
likes
^08539FA02B6B563ADD24942AAFEAFBACF2B9639C58355BC9D7^pimgpsh_fullsize_distr

O Desembargador Marcus Abraham concedeu entrevista à Revista Justiça, da Rádio Justiça, para apresentar sua obra Curso de Direito Financeiro Brasileiro. O tema abordado no livro, de acordo com o entrevistado, é o mais atual possível, sendo exposto diariamente nos jornais através de expressões como “pedaladas fiscais” e “contabilidade criativa”.

Quando questionado sobre o objetivo da obra, o autor apresentou um panorama de aplicação abrangente:

“[Elaborei a obra] para oferecer ao estudante e ao profissional do direito e de áreas conexas […] um referencial temático sobre a matéria. Procurando desmistificar o Direito Financeiro, que vem, nas últimas décadas, sendo um pouco esquecido, mas é um tema extremamente importante para nosso país e para cidadania.”

A administração das contas públicas já é dificultosa por natureza, as despesas normalmente são maiores que as receitas. Somando-se a este cenário, desequilíbrio nas finanças públicas e inobservância das regras de gestão fiscal responsável, a situação beira ao desastre. Afirmou o Desembargador:

“Nós não teríamos tantas ações e litígios judiciais discutindo direito à saúde, a chamada judicionalização do Direito, se os orçamentos fossem elaborados conforme as prioridades constitucionais e, mais, executados em sua plenitude.”

Outros temas abordados na obra foram analisados, como a transferência fiscal, o papel da jurisprudência na aplicação do direito e o orçamento impositivo. Quanto a este último, o autor é categórico:

“O orçamento PRECISA ser impositivo na origem e na execução”.

Ouça a entrevista completa aqui:


Veja também:

Conheça as obras do autor (Clique aqui!)

LEIA TAMBÉM
COMENTE

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.