GENJURÍDICO
facepalm3

32

Ínicio

>

Artigos

>

Português Jurídico

ARTIGOS

PORTUGUÊS JURÍDICO

Errou a gramática, perdeu a ação

AÇÃO

GRAMÁTICA

HOMÔNIMAS

HOMÔNIMO HOMÓFONO

HOMÔNIMO HOMÓGRAFO

HOMÔNIMOS IMPERFEITOS

HOMÔNIMOS PERFEITOS

LINGUA PORTUGUESA

PARÔNIMAS

REMIÇÃO

Joseval Martins Viana

Joseval Martins Viana

11/08/2015

facepalm3

Quero contar-lhes a história de um advogado que errou a gramática e perdeu a ação. Vocês sabem que na Língua Portuguesa existem palavras parônimas e homônimas.

Os parônimos são vocábulos que possuem significados diferentes, mas têm semelhança na escrita e na pronúncia. Exs.: absolver (inocentar) e absorver (aspirar); deferimento (aprovação, concessão) e diferimento (adiamento, prorrogação); eminente (alto, excedente) e iminente (que ameaça cair); mandado (ordem judicial) e mandato (procuração) etc.

As palavras homônimas são aquelas que possuem significados diferentes, mas têm a mesma escrita ou a mesma pronúncia. Há duas espécies de vocábulos homônimos:

  1. a) Homônimos perfeitos: são os que têm escrita e pronúncia idênticas, mas significados diferentes. Ex.: sanção (aprovação dada a uma lei pelo chefe de Estado) e sanção (pena aplicada a alguém que praticou determinado ato ilícito).
  2. b) Homônimos imperfeitos: subdividem-se em:

b.1) : possui grafia igual e significado diferente, observando-se que a pronúncia pode variar. Exs.: sede (sê) = vontade de beber água e sede (sé) = residência; colher (ô) = verbo e colher (co) = substantivo etc.

b.2) Homônimo homófono: tem a mesma pronúncia, mas escrita e significado diferentes. Exs.: sessão (espaço de tempo), seção (repartição pública) e cessão (ato de ceder).

Mas o que tem isso com a nossa história? O advogado não sabia da existência das palavras homônimas homófonas, ou seja, aquelas palavras com pronúncias iguais, mas escritas diferentes com significados diferentes.

Ele estava atuando num processo judicial na defesa de uma empresa que era devedora de tributos ao Estado. Nesse ínterim, uma determinada lei anistiou a dívida das empresas devedoras, e os advogados deveriam requerer o arquivamento dos autos do processo em andamento, visto que a dívida fora anistiada.

Ao elaborar a petição, o advogado requereu: “Diante do exposto, o executado requer a ‘remição’ da dívida”. Posteriormente, foi ele surpreendido com o seguinte despacho do juiz: “Em razão do pedido do executado, pague-se a dívida no prazo de 15 (quinze) dias, sob pena de o montante da condenação ser acrescido de multa no percentual de dez por cento.”

Atônito, o advogado foi despachar com o juiz de direito para saber o que havia acontecido. O juiz disse-lhe: “Doutor, o senhor requereu o pagamento da dívida e não o perdão.” Ora, remição é diferente de remissão. Remição é pagamento e remissão é perdão.

Do ponto de vista gramatical, o juiz está certo, pois o advogado requereu o pagamento da dívida (remição) e não o perdão (remissão).

Não sei se a história (ou “estória” para quem preferir)  é verdadeira, mas sei que ela traz uma mensagem importante: quem não sabe gramática, pode perder a ação.

As palavras homófonas causam dificuldades na escrita, sobretudo porque têm significados diferentes. Por isso, muito cuidado com o emprego delas ao redigir as petições. Seguem algumas palavras homófonas:

Acender = atear fogoAscender = subir
Acessório = que não é fundamentalAssessório = relativo a assessor
Brocha = prego curtoBroxa= pincel
Caçar = perseguir animaisCassar = tornar nulo
Censo = recenseamentoSenso = juízo claro
Cerrar = fecharSerrar = cortar
Cessão = ato de cederSeção ou secção= divisãoSessão = duração de uma reunião
Concertar = ajustar; combinarConsertar = reparar
Chá = bebidaXá = título soberano da Pérsia
Cheque = ordem de pagamentoXeque = perigo; incidente no jogo de xadrez
Incipiente = principiante, inicianteInsipiente = ignorante, tolo, insensato
Remição = pagamentoRemissão = perdão
Tacha = pequeno pregoTaxa = imposto; multa; razão do juro


Veja também:

Conheça as obras do autor (Clique aqui!)

Assine nossa Newsletter

Li e aceito a Política de privacidade

GENJURÍDICO

De maneira independente, os autores e colaboradores do GEN Jurídico, renomados juristas e doutrinadores nacionais, se posicionam diante de questões relevantes do cotidiano e universo jurídico.

Áreas de Interesse

ÁREAS DE INTERESSE

Administrativo

Agronegócio

Ambiental

Biodireito

Civil

Constitucional

Consumidor

Direito Comparado

Direito Digital

Direitos Humanos e Fundamentais

ECA

Eleitoral

Empreendedorismo Jurídico

Empresarial

Ética

Filosofia do Direito

Financeiro e Econômico

História do Direito

Imobiliário

Internacional

Mediação e Arbitragem

Notarial e Registral

Penal

Português Jurídico

Previdenciário

Processo Civil

Segurança e Saúde no Trabalho

Trabalho

Tributário

SAIBA MAIS

    SAIBA MAIS
  • Autores
  • Contato
  • Quem Somos
  • Regulamento Geral
    • SIGA