Cai ou não cai? O novo Código de Ética cai no próximo Exame de Ordem?

0
Comentários
0
likes
0
Coment.
0
likes
placa_alvaro

Foi finalizada, no dia 17 de agosto de 2015, a votação do Novo Código de Ética e Disciplina da Advocacia e da OAB. Muitas reuniões antecederam a finalização do anteprojeto elaborado por uma comissão de juristas. O Código foi aberto para consulta pública, contando com a ampla participação de muitos colegas.

Muitas alterações e adequações são uma resposta à evolução tecnológica da sociedade. Temas como advocacia pro bono, publicidade, honorários advocatícios, advocacia pública, relações com clientes, sigilo profissional e dos procedimentos dos julgamentos de infrações foram objetos de alteração ou inclusão no novo texto.

O projeto, votado e aprovado, agora será encaminhado para a redação final do texto. O período de vacatio legis será de 180 dias. Portanto, após a promulgação, o Código será valido, mas não vigente logo de saída.

Meus alunos do CURSO FORUM, contudo, perguntam-me incessantemente se o Novo Código já será exigido no próximo Exame de Ordem. Vejamos o que as atuais regras do Exame de Ordem dispõem:

3.6.14.4. Legislação com entrada em vigor após a data de publicação deste edital, bem como alterações em dispositivos legais e normativos a ele posteriores não serão objeto de avaliação nas provas, assim como não serão consideradas para fins de correção das mesmas (…) (Extraído do edital do XVII Exame, clique e confira!)

De acordo com esse dispositivo, é preciso que a norma não seja apenas válida, mas que também seja vigente. O próximo Exame de Ordem (XVIII Exame) terá sua primeira fase realizada no dia 29 de novembro de 2015. Considerando que teremos mais 180 dias da data da promulgação do Código para o início de sua vigência, é certo que no próximo exame NÃO SERÁ EXIGIDO o Novo Código de Ética.

Com isso, nem o Novo Código de Ética nem o Novo Código de Processo Civil serão exigidos no Próximo Exame.

Parece uma boa notícia para aqueles que irão prestar o próximo exame.

Boa ou má notícia, o importante é estudar o material certo com professores atualizados com as regras das provas.

Bons estudos!


Veja também:

Conheça as obras do autor (Clique aqui!)

 

LEIA TAMBÉM
COMENTE

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.