GENJURÍDICO
Tomadas

32

Ínicio

>

Artigos

>

Atualidades

>

Civil

ARTIGOS

ATUALIDADES

CIVIL

Revolução Digital

APARELHOS ELETRÔNICOS

CÂMERAS DIGITAIS

COMUNICAÇÕES

INTERNET

MARCO CIVIL DA INTERNET

MICROSCÓPICOS

NOVAS TECNOLOGIAS

REDE INTERNET

REDES MUNDIAIS

REVOLUÇÃO DIGITAL

Fernando Antônio de Vasconcelos

Fernando Antônio de Vasconcelos

16/09/2015

Tomadas

Com o avanço vertiginoso da tecnologia, percebe-se, com clareza, que o Celular e a Internet são as tecnologias digitais mais usadas em todo o mundo. Cerca de três bilhões de pessoas habitantes do planeta têm um telefone celular, evidenciando apenas uma das facetas desse avanço tecnológico. A tecnologia digital tomou conta da sociedade moderna e aqueles que a ela não aderirem ficarão “por fora do mundo”.

A velocidade das comunicações, aliada ao desenvolvimento dessas novas tecnologias, tem surtido efeitos em vários aspectos da vida cotidiana, como se percebe dos estudos e das pesquisas realizadas até então. Não se pode negar que estamos vivendo uma verdadeira “revolução digital”. O ritmo de crescimento de aparelhos conectados em redes mundiais ultrapassou, em muito, a média histórica até então verificada. O uso da Internet contrariou todos os prognósticos e hoje o mundo cibernético está presente em todos os recantos, nas menores cidades, nas casas mais humildes. Os custos estão barateando, os fabricantes estão se moldando à realidade e quem ganha com isso é a população, especialmente a mais pobre.

O salto dado pela Rede Internet é impressionante. Os aparelhos eletrônicos diminuíram de tamanho e aumentaram em potência e praticidade. Chips microscópicos, câmeras digitais de modelos cinematográficos, Internet sem fio (wireless) e tantos outros avanços proporcionam conforto em demasia e possibilidade de aprendizado, exercendo forte influência nas transações mercantis, bancárias, pessoais e financeiras. Restam aos estudiosos os mecanismos para que as pessoas, ao invés de se beneficiarem desse aparato tecnológico, não venham a se tornar vítimas de danos praticados por meio dessa mesma tecnologia da informação.

No início era o Rádio e o rádio virou TV, que virou Telex, que virou Fax, que virou Internet. Até pouco tempo, na maioria das cidades, ter uma antena parabólica era sinal de prestígio e de riqueza. As ondas do velho rádio haviam morrido. Agora, apesar da TV Digital, das TVs de Plasma, de LCD e de LED, estudos recentes mostram como a juventude está preferindo a Internet à Televisão.

Segundo estudos publicados até o final do século XX, a TV ainda era a principal fonte de informação para o jovem brasileiro. Porém este se tornou um entusiasmado multimídia. Boa parte desses jovens ainda assiste a programas televisivos, embora a TV venha caindo na preferência dos jovens e a Internet esteja ocupando o seu lugar.

Para alguns estudiosos, esse número não impressiona, pois não significa que o jovem passe todo esse tempo na frente da televisão sem fazer outra coisa. Ele pode deixar a TV ligada enquanto navega na Internet. O que acontece é que, com a disponibilidade dos meios de comunicação, o jovem se tornou um multimídia.

Na era dos chips, do MP4, MP5, MP6 e sei lá quantos MPS ainda mais virão, já há faixas e classes sociais em que a Internet lidera. Segundo pesquisa que realizamos recentemente, os jovens com idade entre 16 e 17 anos, assim como os de 18 a 21, disseram preferir a Internet. Para os jovens das classes A e B, a internet é o meio de comunicação mais importante, com larga vantagem em relação à TV (43% a 26%).

Nas classes menos favorecidas, a realidade é outra: a TV tem predomínio sobre os outros meios de comunicação. Para muitos a TV é sinônimo de entretenimento. A diferença é que, na Internet, o jovem pode pesquisar na hora que quiser, comunicar-se e bater papo com os amigos. A TV é estática, sem se falar na quantidade de horas e minutos que se perde “engolindo” publicidade. A Internet é mais flexível, enquanto na TV não dá para se mudar os horários da programação.

É importante observar que o rádio, um dos meios mais antigos de comunicação, continua como excelente meio informativo mas, tanto jornais como estações de rádio podem ser facilmente acessados através da Internet. Então, como bola da vez, o mundo virtual ou cibernético está ganhando espaço para o mundo físico ou real. Quem diria que a endeusada TV encontrasse um concorrente à altura do seu poderio?

Há, pois necessidade de mais estudos, mais pesquisas e de maior interesse governamental além do tímido Marco Civil da Internet. No mundo tecnológico as coisas acontecem em velocidade supersônica, ao, passo que, no mundo jurídico, os acontecimentos são cronometrados a passos de tartaruga, gerando disparidade imensa entre esses dois mundos. E o jovem está inserido nos dois.


Veja também:

Assine nossa Newsletter

Li e aceito a Política de privacidade

GENJURÍDICO

De maneira independente, os autores e colaboradores do GEN Jurídico, renomados juristas e doutrinadores nacionais, se posicionam diante de questões relevantes do cotidiano e universo jurídico.

Áreas de Interesse

ÁREAS DE INTERESSE

Administrativo

Agronegócio

Ambiental

Biodireito

Civil

Constitucional

Consumidor

Direito Comparado

Direito Digital

Direitos Humanos e Fundamentais

ECA

Eleitoral

Empreendedorismo Jurídico

Empresarial

Ética

Filosofia do Direito

Financeiro e Econômico

História do Direito

Imobiliário

Internacional

Mediação e Arbitragem

Notarial e Registral

Penal

Português Jurídico

Previdenciário

Processo Civil

Segurança e Saúde no Trabalho

Trabalho

Tributário

SAIBA MAIS

    SAIBA MAIS
  • Autores
  • Contato
  • Quem Somos
  • Regulamento Geral
    • SIGA