GENJURÍDICO
shutterstock_93732943

32

Ínicio

>

Advocacia

>

Dicas

>

Ética

ADVOCACIA

DICAS

ÉTICA

OAB lança Plano que prevê isenção de mensalidade para grávidas

ANUIDADE

COMISSÃO NACIONAL DA MULHER ADVOGADA

CONSELHO FEDERAL DA OAB

DESCONTO

IGUALDADE DE GÊNERO

ISENÇÃO

JANEIRO DE 2016

MULHER ADVOGADA

PLANO NACIONAL DE VALORIZAÇÃO DA MULHER ADVOGADA

Nathaly Campitelli Roque

Nathaly Campitelli Roque

01/10/2015

*com informações da OAB

shutterstock_93732943

O Conselho Federal da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) aprovou, no final de setembro, o Plano Nacional de Valorização da Mulher Advogada. Entre diversas conquistas, o documento determina o desconto na anuidade ou até total isenção às profissionais no ano em que tiverem ou adotarem filhos. A nova regra entrará em vigor à partir de janeiro de 2016, e as seccionais terão até janeiro de 2017 para adequar suas estruturas administrativas para o atendimento da demanda.

Para a presidente da Comissão Nacional da Mulher Advogada, Fernanda Marinela, mais uma vez o entidade marca a história não apenas da advocacia, mas da democracia. “Vamos tirar a isonomia do plano teórico, partindo para a prática. O plano nos dá condições de exercer de forma justa e adequada a advocacia. Assinamos, assim, mais um capítulo na evolução do nosso país”, disse.

Na mesma linha, Antonio Oneildo Ferreira, diretor-tesoureiro da OAB, explica que a igualdade é fácil de ser defendida, mas difícil de ser praticada. “A partir da aprovação deste plano, a OAB internaliza e pratica a igualdade, estabelecendo balizas para a advocacia. Com ele, nossa entidade será paradigma e vanguarda no país. Afetaremos de forma positiva todo o nosso sistema”, completa.

A valorização da educação jurídica e da defesa das prerrogativas das mulheres advogadas, além da elaboração de propostas que protejam a mulher em seu exercício profissional, também estão previstas no plano. Outra medida é a construção do perfil da mulher advogada por meio de um censo, além da elaboração de manuais de orientação que envolvam as questões de igualdade de gênero. Também serão publicados pesquisas e artigos acerca da realidade social e profissional das advogadas.

As Seccionais e Subseções serão estimuladas a criar comissões permanentes para tratar do assunto e também passar a ter o deve de realizar de uma Conferência Nacional sobre o tema a cada gestão. Todas as Conferências Nacionais da Advocacia terão ao menos um painel sobre a mulher advogada.


Veja também:

Conheça as obras do autor (Clique aqui!)

Assine nossa Newsletter

Li e aceito a Política de privacidade

GENJURÍDICO

De maneira independente, os autores e colaboradores do GEN Jurídico, renomados juristas e doutrinadores nacionais, se posicionam diante de questões relevantes do cotidiano e universo jurídico.

Áreas de Interesse

ÁREAS DE INTERESSE

Administrativo

Agronegócio

Ambiental

Biodireito

Civil

Constitucional

Consumidor

Direito Comparado

Direito Digital

Direitos Humanos e Fundamentais

ECA

Eleitoral

Empreendedorismo Jurídico

Empresarial

Ética

Filosofia do Direito

Financeiro e Econômico

História do Direito

Imobiliário

Internacional

Mediação e Arbitragem

Notarial e Registral

Penal

Português Jurídico

Previdenciário

Processo Civil

Segurança e Saúde no Trabalho

Trabalho

Tributário

SAIBA MAIS

    SAIBA MAIS
  • Autores
  • Contato
  • Quem Somos
  • Regulamento Geral
    • SIGA