GENJURÍDICO
igualdadeevulnerabilidade_fernandatartuce_resenha

32

Ínicio

>

Processo Civil

>

Resenhas

PROCESSO CIVIL

RESENHAS

Resenhas por Fernando Vasconcelos: Igualdade e Vulnerabilidade no Processo Civil

ACESSO À JUSTIÇA

ATIVISMO

DECISÃO

ESTRUTURA COOPERATÓRIA

EXECUÇÃO

FERNANDA TARTUCE

IGUALDADE

PARTES

POSTURA DO JUIZ

PROVAS

Fernando Antônio de Vasconcelos

Fernando Antônio de Vasconcelos

01/10/2015

igualdadeevulnerabilidade_fernandatartuce_resenha

Interessante o livro de FERNANDA TARTUCE, Igualdade e Vulnerabilidade no Processo Civil (Selo Editorial: Forense – Páginas: 392 – Preço: R$95,20). Para Rodolfo de Camargo Mancuso: “(…) O livro, a bem dizer, esgota o tema: sob o prisma histórico, passa em revista o fio evolutivo desde a Antiguidade, passando pelo Medievo até chegar aos tempos atuais; analisa a questão da isonomia, como conceito e como princípio e garantia constitucional; avalia os tópicos concernentes à inclusão das minorias, às ações afirmativas e à constitucionalização do processo civil; promove o cotejo entre a igualdade e as demais garantias constitucionais, inclusive as situações de possível confronto, a serem resolvidas sob a técnica da ponderação entre os princípios.

No tocante à abordagem processual propriamente dita, o livro toma posição em face dos vários aspectos sob os quais a questão da igualdade se projeta na relação processual (acesso à Justiça, partes, provas, postura do juiz, decisão, execução), sem descurar da contemporânea proposta do processo de estrutura cooperatória, adjacente a uma postura proativa do juiz, esta última podendo, alguma vez, resvalar num excesso de ativismo”. Fernanda Tartuce é Mestre e Doutora em Direito Processual pela USP, Professora dos cursos de Mestrado e Doutorado da FADISP. Membro do IBDFAM e do IBDP (Instituto Brasileiro de Direito Processual).

> Conheça a obra!


Sobre a autora:

Fernanda Tartuce

Mestre e Doutora em Direito Processual pela USP. Professora dos cursos de Mestrado e Doutorado da FADISP (SP). Professora e Coordenadora em cursos de especialização em Direito Civil – Processual Civil e Direito Processual Civil – e Direito Processual do Trabalho da Escola Paulista de Direito (SP). Professora convidada em cursos de Pós-Graduação em diversas instituições. Advogada orientadora do Departamento Jurídico do Centro Acadêmico XI de Agosto (USP). Membro do IBDFAM (Instituto Brasileiro de Direito de Família), do IASP (Instituto dos Advogados de São Paulo) e do IBDP (Instituto Brasileiro de Direito Processual). Conselheira do CEAPRO (Centro de Estudos Avançados de Processo). Mediadora.


Veja também:

Assine nossa Newsletter

Li e aceito a Política de privacidade

GENJURÍDICO

De maneira independente, os autores e colaboradores do GEN Jurídico, renomados juristas e doutrinadores nacionais, se posicionam diante de questões relevantes do cotidiano e universo jurídico.

Áreas de Interesse

ÁREAS DE INTERESSE

Administrativo

Agronegócio

Ambiental

Biodireito

Civil

Constitucional

Consumidor

Direito Comparado

Direito Digital

Direitos Humanos e Fundamentais

ECA

Eleitoral

Empreendedorismo Jurídico

Empresarial

Ética

Filosofia do Direito

Financeiro e Econômico

História do Direito

Imobiliário

Internacional

Mediação e Arbitragem

Notarial e Registral

Penal

Português Jurídico

Previdenciário

Processo Civil

Segurança e Saúde no Trabalho

Trabalho

Tributário

SAIBA MAIS

    SAIBA MAIS
  • Autores
  • Contato
  • Quem Somos
  • Regulamento Geral
    • SIGA