Podcast: E se cair na prova? Professor critica ação que impede jovens de irem a praia

0
Comentários
0
likes
0
Coment.
0
likes
shutterstock_284240357

A imagem de crianças e adolescentes sendo detidos a caminho das praias da Zona Sul, no Rio de Janeiro, acirraram os ânimos, levantaram uma série de questões e polêmicas, boa parte delas com forte viés jurídico. A medida era legal?

A Defensoria Pública achou que não, questionou a medida e o Poder Judiciário deu razão a ação e proibiu as forças de segurança repetirem a atuação. Você, como bacharel e futuro advogado, acompanhou essa história? Opinou em alguma roda de conversa com amigos sobre o caso? Se o Exame de Ordem o questionasse sobre o direito de ir ou sobre a regulação do policiamento, você acertaria as questões?

No podcast a seguir, o professor de Direito e Processo Penal, Edson Knippel, autor da coleção Vade Mecum Prática OAB, faz uma densa e completa análise do cerceamento do direito de ir e vir, lembra que fato semelhante já aconteceu em 1902, com o Bota-abaixo, que foi a expulsão da população pobre do centro do Rio, e aponta para uma possível relação com as Olimpíadas. Por fim, ele também traça uma análise sobre o papel destinado a polícia militar, ao questionar a sua existência em um estado democrático.

Ouça o podcast:


Veja também:

Conheça as obras do autor (Clique aqui!)

LEIA TAMBÉM
COMENTE

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.