GENJURÍDICO
shutterstock_233365138

32

Ínicio

>

Artigos

>

Penal

ARTIGOS

PENAL

Brasil é o 5º país mais perigoso para mulher; Para defensora, problema é fruto do machismo e não da falta de leis

ACUSADOS

CRIME SEXUAL

GÊNERO FEMININO

HOMENS

HOMICÍDIO

MULHER

PAÍS MAIS VIOLENTO

RÉU

TAXA

TAXA DE HOMICÍDIO CONTRA A MULHER

Nathaly Campitelli Roque

Nathaly Campitelli Roque

09/11/2015

shutterstock_233365138

A taxa de homicídio contra a mulher aumentou 8,8% entre 2003 e 2013. Isso torna o Brasil o 5º país mais violento contra o gênero feminino – a lista contêm 83 países.  Esses dados são de estudo divulgado, nessa segunda-feira (9/11), pela Flacso ( Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais), o qual também identificou um caráter racial nessa forma de violência. Isto porque homicídio praticado contra a mulheres brancas caiu 10% e contra as negras subiu 54%.

Os números são alarmantes: em 2003, 1.864 negras foram mortas,  já em 2013,  2.875. Por sua vez, 1.747 mulheres brancas foram mortas em 2003 e 1.576, em 2013. É quase como se o número de vítimas brancas tivesse estacionado e o de negras disparado. Apesar da diferença no índice, as situações e o agente agressor são os mesmos: 55,3% desses crimes foram cometidos no ambiente doméstico e 33,2% dos homicidas eram parceiros ou ex-parceiros das vítimas.

Para a representante da ONU Mulheres Brasil, Nadine Gasman, o estudo inova ao revelar a combinação cruel e extremamente violenta entre racismo e sexismo no Brasil. “As mulheres negras estão expostas à violência direta, que lhes vitima fatalmente nas relações afetivas, e indireta, àquela que atinge seus filhos e pessoas próximas. É uma realidade diária, marcada por trajetórias e situações muito duras e que elas enfrentam, na maioria das vezes, sozinhas.

De vítima a condição de réu

A Flasco afirma que a violência contra a mulher não é um fato novo. Pelo contrário, é tão antigo quanto a humanidade. O que, a faculdade afirma ser novo – e muito recente – é a preocupação com a superação dessa violência, bem como o processo judicialização do problema, entendendo a judicialização como a criminalização da violência contra as mulheres.

De fato é possível ver que há uma relação entre o combate à violência e judicialização, nos dez anos pesquisados, o único que teve um leve recuo foi no da implementação da Lei Maria da Penha, em 2006. Porém, o impacto foi passageiro, é o número de agressões voltou a subir de 2007 a 2013.
Para a defensora pública, Ana Paula Meirelles, um dos principais problemas não é a falta de legislação punitiva, mas a falta de preparo dos profissionais que recebem as denúncias, como também a questão cultural. “A nossa sociedade ainda acredita que se a mulher se prevenisse, tomasse cuidados como se vestir de maneira mais ‘comportada’, ‘respeitar mais’ o seu parceiro ou não andar sozinha a noite, ela poderia evitar ser alvo da violência”, afirma.

Ana cita ainda casos recentes de mulheres que denunciaram seus parceiros por agressão sexual e, após a justiça arquivar o caso, elas acabaram sendo acusadas de denúncia caluniosa e estão sendo processadas. “Dependendo do caso, é difícil reunir todas as provas do crime sexual, porque não fica marca ou exame de corpo de delito não é conclusivo. Na dificuldade de se comprovar a denúncia, inverte-se o caso é a mulher saí da situação de vítima e vira réu”, explica.

Ela lembra que frequentemente o comportamento da mulher é colocado em dúvida. “Nas teses de defesas (dos homens acusados de crime sexual) é comum referências ao comportamento ou a vestimenta da denunciante.”, salienta. Isso mostra, explica a defensora, o quão forte é o componente cultural de colocar homens e mulheres em situações diferentes, a ponto do agressor citar a roupa ou alguma ação da mulher para desmerecê-la.


Veja também:

Conheça as obras do autor (Clique aqui!)

Assine nossa Newsletter

Li e aceito a Política de privacidade

GENJURÍDICO

De maneira independente, os autores e colaboradores do GEN Jurídico, renomados juristas e doutrinadores nacionais, se posicionam diante de questões relevantes do cotidiano e universo jurídico.

Áreas de Interesse

ÁREAS DE INTERESSE

Administrativo

Agronegócio

Ambiental

Biodireito

Civil

Constitucional

Consumidor

Direito Comparado

Direito Digital

Direitos Humanos e Fundamentais

ECA

Eleitoral

Empreendedorismo Jurídico

Empresarial

Ética

Filosofia do Direito

Financeiro e Econômico

História do Direito

Imobiliário

Internacional

Mediação e Arbitragem

Notarial e Registral

Penal

Português Jurídico

Previdenciário

Processo Civil

Segurança e Saúde no Trabalho

Trabalho

Tributário

SAIBA MAIS

    SAIBA MAIS
  • Autores
  • Contato
  • Quem Somos
  • Regulamento Geral
    • SIGA