GENJURÍDICO
estudante_aflito

32

Ínicio

>

Dicas

>

Exame OAB

DICAS

EXAME OAB

1ª Fase mais difícil da história? Veja o que fazer de acordo com o seu desempenho

1ª FASE

2ª FASE

ALVARO DE AZEVEDO GONZAGA

APROVADOS

DICAS

QUESTÕES

RECURSOS

REPROVADOS

XIX EXAME

XVIII EXAME

Alvaro de Azevedo Gonzaga

Alvaro de Azevedo Gonzaga

30/11/2015

estudante_aflito

Realizada no último domingo (29/11), a 1ª Fase do XVIII Exame foi considerada por muitos candidatos como umas provas mais difíceis dos últimos anos. Eu não afirmaria, de maneira tão categórica, que essa foi a mais difícil da história, mas sem dúvidas, apresentou um grande número de questões complexas e aprofundadas em quase todas as disciplinas. Houve – e isso é importante frisar – questões que apresentaram alguns equívocos nos enunciados, isso pode ajudar quem ficou no “quase” com 37, 38 ou 39.

A essa altura do campeonato, dá pra dizer que os candidatos se dividem em três grupos: aqueles que fizeram 40 ou mais; de 37 a 39; e os que acertaram menos de 36.

Para o primeiro grupo, a mensagem é de parabéns! Somar os 40 pontos não foi fácil e você concluiu com êxito essa etapa. Ao mesmo tempo, recomendo foco e atenção com a 2ª Fase, que será aplicada no dia 17 de janeiro. Não acredite nos boatos de que quando a 1ª Fase é difícil, a 2ª Fase será fácil. Essa relação é falsa e inexistente.

Agora não é hora de relaxar! Recomendo se preparar para a 2ª Fase com os professores do Curso Fórum, além da qualidade dos professores, as aulas equilibram a fundamentação prática das peças com a teoria, necessária para responder as questões!

Aqueles que ficaram no ‘limbo’ das 37, 38 e 39, meu conselho é continuar estudando e já ir preparando o seu recurso. Isso porque há possibilidades reais de conseguir a classificação, quando sair a lista definitiva – que considera as reclamações e observações dos candidatos – é grande. Porém, como esse parecer só saí dia 23 de dezembro, perder esse tempo de estudo pode fazer muita falta na hora da prova. Também recomendo o Curso Fórum pela questão do “Seguro Aprovação”, caso você não consiga os recursos ou não seja aprovado na 2ª Fase, pode descontar o valor na compra do pacote para 1ª Fase do XIX Exame.

Quem fez 35 ou menos, as chances de aprovação com eventuais recursos ou anulações é bastante remonta. É difícil passar por essa situação, mas é preciso encará-la de frente. Minha dica é tirar o Exame da OAB da sua cabeça até o final do ano. Nada de ficar se martirizando, se justificando para outras pessoas. Descanse, relaxe…acumule forças e energia para o XIX Exame. A prova – ainda sem data – deve ser aplicada no mês de março. Em janeiro, começam as aulas do Curso Fórum e a sua caminhada para a aprovação também.


Veja também:

Conheça as obras do autor (Clique aqui!)

Assine nossa Newsletter

Li e aceito a Política de privacidade

GENJURÍDICO

De maneira independente, os autores e colaboradores do GEN Jurídico, renomados juristas e doutrinadores nacionais, se posicionam diante de questões relevantes do cotidiano e universo jurídico.

Áreas de Interesse

ÁREAS DE INTERESSE

Administrativo

Agronegócio

Ambiental

Biodireito

Civil

Constitucional

Consumidor

Direito Comparado

Direito Digital

Direitos Humanos e Fundamentais

ECA

Eleitoral

Empreendedorismo Jurídico

Empresarial

Ética

Filosofia do Direito

Financeiro e Econômico

História do Direito

Imobiliário

Internacional

Mediação e Arbitragem

Notarial e Registral

Penal

Português Jurídico

Previdenciário

Processo Civil

Segurança e Saúde no Trabalho

Trabalho

Tributário

SAIBA MAIS

    SAIBA MAIS
  • Autores
  • Contato
  • Quem Somos
  • Regulamento Geral
    • SIGA