Fernanda Tartuce na Rádio Justiça

0
Comentários
0
likes
0
Coment.
0
likes
RadioJustiça_Fernanda_Tartuce

Fernanda Tartuce foi entrevistada pela Revista Justiça, da Rádio Justiça, para apresentar sua obra Mediação nos Conflitos Civis, publicado pela Editora Método, fruto da tese de mestrado defendido na USP pela autora.

O objetivo deste livro é identificar em que medida a mediação, enquanto mecanismo afeito à noção de justiça consensual (não contenciosa), pode atender aos reclamos por uma melhor distribuição de justiça na composição de conflitos de índole cível.

A partir do reconhecimento de que há vários caminhos para abordar tais controvérsias, delineia-se um panorama geral sobre as possibilidades para, ao final, focar as situações em que as pessoas em crise podem contar com a contribuição de um mediador.

“O mediador é uma figura imparcial, uma pessoa que se compromete a facilitar a conversação, para que as pessoas envolvidas em conflito consigam construir saídas produtivas nos impasses que a envolvem. Assim, a mediação tem sido objeto de muito investimento, […] é um instrumento utilizado por muitas culturas a muito tempo.”

A principal vantagem da mediação é trabalhar a comunicação entre os envolvidos para permitir a adoção de posturas protagonistas em relação ao desfecho dos impasses. O restabelecimento do diálogo potencializa o alcance de esclarecimentos, a elaboração de ajustes condizentes com a realidade das partes e o desejável cumprimento voluntário dos pactos porventura celebrados.

Ouça a entrevista na íntegra:


Veja também:

Conheça as obras da autora (Clique aqui)

LEIA TAMBÉM
COMENTE

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.