GENJURÍDICO
shutterstock_268928468

32

Ínicio

>

Exame OAB

EXAME OAB

A OAB foi boa para você em 2015?

2015

ANULAÇÃO

CURSO DE DIREITO

EXAME DA OAB

EXAME DE ORDEM

NOVO CÓDIGO DE ÉTICA

NOVO CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL

NOVO CPC

OAB

RETROSPECTIVA

Alvaro de Azevedo Gonzaga

Alvaro de Azevedo Gonzaga

07/01/2016

shutterstock_268928468

A OAB foi boa para você em 2015?

“2015 foi um bom ano?” Quantas vezes, caro leitor, você já ouviu ou fez essa pergunta nos últimos dias? A sua relação com a OAB, faz a balança pesar para o lado positivo ou negativo? Conseguiu a aprovação que precisava? Ou você sofreu com a intransigência da entidade que, nas 3 edições do ano, só anulou duas questões?

Que tal uma retrospectiva com os melhores e os piores momentos de 2015 da OAB?

Anulações

Em 2015, tivemos o XVI Exame, o XVII Exame e a 1ª Fase do XVIII Exame. Ao todo, foram 270 questões de 1ª Fase e só duas anulações. Isso não foi lá muito justo, né? Para falar só da última prova, a alternativa correta estava em itálico, além de um erro absurdo de elaboração do enunciado de uma das questões de ética.

A OAB e a FGV deveriam fazer – e cumprir – promessas de um 2016 de mais auto-crítica e humildade. Assumir e admitir erros são atos importantes e nobres, bem mais do que o falso orgulho de dizer que não erra, quando se está errando.

Novo Código de Processo Civil

A aprovação do Novo Código de Processo Civil, em março de 2016, tirou o sono dos bacharéis. O medo de, na reta final de preparação, ter que se adaptar a tantas mudanças, foi uma verdadeira injeção de adrenalina na vida dos estudantes. Até agora, as alterações não foram cobradas. Muitos apostam que quem prestar o XIX Exame ainda responderá de acordo com o antigo código, porém, enquanto a OAB não divulga o próximo Edital, é um pouco prematuro fazer tal afirmação.

Novo Código de Ética 

Em novembro, a OAB publicou o seu Novo Código de Ética e Disciplina. O documento que trouxe importante modificações no entendimento a respeito da  advocacia Pro Bono, Advocacia Pública; Publicidade; Relações com Clientes, substitui o antigo ordenamento, o qual passou 15 anos em vigência.

Como a discussão dos novos dispositivos tomou quase todo o ano, também houve um certo clima de tensão para os estudantes, a respeito de quando as novas mudanças valeriam.

Como o vacatio legis de 180 dias começou a ser contado no dia 4 de novembro, tudo indica que o novo Código de Ética só será cobrado no XX Exame.

Direito: O curso com mais alunos

O Ministério da Educação divulgou estudo revelando que o curso de Direito, se transformou no curso com mais vagas nas universidade do país. Ao todo são 813.454 matrículas e 95. 701 formados por ano.

Deixando de lado as teorias da conspiração, que atacam a existência da prova, é possível imaginar que, o aumento do número de candidatos pode levar a OAB a aumentar ainda mais o filtro para separar os mais dos menos preparados.  Vale lembrar que o atual presidente da OAB, Marcos VInicius Coelho, já criticou o número de cursos de Direito no país, quando precisou defender a existência do Exame.


Veja também:

Conheça as obras do autor (Clique aqui!)

Assine nossa Newsletter

Li e aceito a Política de privacidade

GENJURÍDICO

De maneira independente, os autores e colaboradores do GEN Jurídico, renomados juristas e doutrinadores nacionais, se posicionam diante de questões relevantes do cotidiano e universo jurídico.

Áreas de Interesse

ÁREAS DE INTERESSE

Administrativo

Agronegócio

Ambiental

Biodireito

Civil

Constitucional

Consumidor

Direito Comparado

Direito Digital

Direitos Humanos e Fundamentais

ECA

Eleitoral

Empreendedorismo Jurídico

Empresarial

Ética

Filosofia do Direito

Financeiro e Econômico

História do Direito

Imobiliário

Internacional

Mediação e Arbitragem

Notarial e Registral

Penal

Português Jurídico

Previdenciário

Processo Civil

Segurança e Saúde no Trabalho

Trabalho

Tributário

SAIBA MAIS

    SAIBA MAIS
  • Autores
  • Contato
  • Quem Somos
  • Regulamento Geral
    • SIGA