GENJURÍDICO
shutterstock_168761264

32

Ínicio

>

Notícias

NOTÍCIAS

Charge do “O Globo” faz piada com advogados que defendem réus na Justiça

ADVOGADOS

ALVARO DE AZEVEDO GONZAGA

CHARGE

DIREITO A DEFESA

PIADA

RÉUS

Alvaro de Azevedo Gonzaga

Alvaro de Azevedo Gonzaga

29/01/2016

charge_oabrj

“O Globo”, do dia 20 de janeiro, publicou uma charge reproduzindo a clássica cena de filmes de faroeste: Um pistoleiro parada na porta do saloon, com almas amostra na cintura. A legenda dizia “- E esse aí, é mocinho ou bandido? – Pior: é advogado”.

A Charge que ilustra essa matéria, é a precisa – e humorada – resposta da OAB-RJ.

Não temos – e nunca teríamos – a intenção de censurar, de ser contra o humor. Contudo, pensar e refletir sobre piadas e tiradas é natural. Os grandes piadistas e humoristas, sempre fizeram o mundo pensar.

A respeito da charge do cartunista Caruso, foi feita para ironizar o manifesto, assinado por advogados, que criticava episódios da Lava-Jato. Como pano de fundo, tem-se o senso comum que julga e condena advogados que defendem “bandidos”. Há um enorme perigo nisso.

Isso porque a “brincadeira” parte da ideia de que fazer justiça é sinônimo de punir, de condenar quem é denunciado. Se um acusado é absolvido, pronto. A justiça é falha! Advogados que exigem garantias ao seus clientes e bradam pela presunção da inocência e o direito à defesa, não estariam pedindo por garantias legais, estariam buscando atalhos para se fugir da lei.

Não somos o país sem lei ou um país que não pune! A mídia tem a responsabilidade de desconstruir esses mitos e não reforçá-los, como a charge em questão faz. A legislação no país, em vários assuntos, é moderna, servindo de exemplo internacional. Não faltam leis, falta acesso a justiça, investimento no Poder Judiciário. Falta informação para a população, dos seus direitos e deveres!

Nesse contexto, devemos valorizar, reforçar e defender a atuação dos advogados. Pessoas condenadas sem defesa, condenados por simples apelo popular e midiático – ambos manipuláveis – combinam com uma ditadura, não com uma democracia! Não precisamos de mocinhos e bandidos, precisamos que a lei funcione! Nada como um advogado para conseguirmos isso!


Veja também:

Assine nossa Newsletter

Li e aceito a Política de privacidade

GENJURÍDICO

De maneira independente, os autores e colaboradores do GEN Jurídico, renomados juristas e doutrinadores nacionais, se posicionam diante de questões relevantes do cotidiano e universo jurídico.

Áreas de Interesse

ÁREAS DE INTERESSE

Administrativo

Agronegócio

Ambiental

Biodireito

Civil

Constitucional

Consumidor

Direito Comparado

Direito Digital

Direitos Humanos e Fundamentais

ECA

Eleitoral

Empreendedorismo Jurídico

Empresarial

Ética

Filosofia do Direito

Financeiro e Econômico

História do Direito

Imobiliário

Internacional

Mediação e Arbitragem

Notarial e Registral

Penal

Português Jurídico

Previdenciário

Processo Civil

Segurança e Saúde no Trabalho

Trabalho

Tributário

SAIBA MAIS

    SAIBA MAIS
  • Autores
  • Contato
  • Quem Somos
  • Regulamento Geral
    • SIGA