GENJURÍDICO
6890547376_0601de67c2_z

32

Ínicio

>

Artigos

ARTIGOS

“Abre alas” ou “Abre o Vade Mecum?”

1ª FASE

ALVARO DE AZEVEDO GONZAGA

CARNAVAL

OAB

VADE MECUM

XIX EXAME

Alvaro de Azevedo Gonzaga

Alvaro de Azevedo Gonzaga

05/02/2016

6890547376_0601de67c2_z

“Ó abre alas….Que eu quero passar”, não pera!, “Ó abre aulas, que eu quero estudar”. Qual vai ser a sua marchinha nos próximos dias? A data da 1ª Fase do XIX Exame se aproxima, mas o carnaval é agora, né? O que fazer? Abrir mão daquela viagem com os amigos, com seu “rolo” e só usar a fantasia de estudante? Ou aproveitar a pausa, se divertir e só voltar a encarar o Vade Mecum na quarta-feira de cinzas?

O meu conselho é “Seja honesto consigo mesmo!” Se realmente planeja estudar, aproveitar algumas para se preparar para a prova. Leve o Vade Mecum na sua viagem, estude na sua casa. Agora, se está batento aquele cansaço, se você sabe que não vai conseguir estudar nada. Não leve nenhum material de estudo, ficar com ele ali, te encarando, só vai servir para estragar sua preparação.

Digo isso porque, como professor, ser da importância de ser ético e direto com meus alunos. Podia pousar de linha dura, de uma falsa rigidez e dizer para você se sacrificar e deixar o carnaval de lado. Tal conselho poderia prejudicar bastante a sua preparação, pois seu corpo e sua cabeça podem estar pedindo por um descanso.

Poderia, por outro lado, dizer para curtir o carnaval, aproveitar ao máximo, para ficar com uma imagem de amigão, “boa praça”. Eu prefiro olhar para você, caro aluno, como um futuro colega de profissão, capaz de tomar suas decisões, de saber avaliar qual momento de estudar, qual o momento de descansar. Só repito o meu conselho, é melhor você encarar o Vade Mecum, do que o Vade Mecum encarar você!


Veja também:

Conheça as obras do autor (Clique aqui!)

Assine nossa Newsletter

Li e aceito a Política de privacidade

GENJURÍDICO

De maneira independente, os autores e colaboradores do GEN Jurídico, renomados juristas e doutrinadores nacionais, se posicionam diante de questões relevantes do cotidiano e universo jurídico.

Áreas de Interesse

ÁREAS DE INTERESSE

Administrativo

Agronegócio

Ambiental

Biodireito

Civil

Constitucional

Consumidor

Direito Comparado

Direito Digital

Direitos Humanos e Fundamentais

ECA

Eleitoral

Empreendedorismo Jurídico

Empresarial

Ética

Filosofia do Direito

Financeiro e Econômico

História do Direito

Imobiliário

Internacional

Mediação e Arbitragem

Notarial e Registral

Penal

Português Jurídico

Previdenciário

Processo Civil

Segurança e Saúde no Trabalho

Trabalho

Tributário

SAIBA MAIS

    SAIBA MAIS
  • Autores
  • Contato
  • Quem Somos
  • Regulamento Geral
    • SIGA