GENJURÍDICO
2428338037_2a1902ef2a_z

32

Ínicio

>

Artigos

>

Filosofia do Direito

ARTIGOS

FILOSOFIA DO DIREITO

Segurança Pública ou Segurança Jurídica? Sentença ou Cultura de Paz?

CULTURA DE PAZ

SEGURANÇA JURÍDICA

SEGURANÇA PÚBLICA

José Manuel de Sacadura Rocha

José Manuel de Sacadura Rocha

26/02/2016

2428338037_2a1902ef2a_z

No Brasil nos habituamos historicamente a considerar a força policial do Estado como garantidora de segurança jurídica. Isto acontece porque confundimos segurança pública com segurança jurídica. São coisas completamente diferentes – eu diria até opostas.

Na verdade, quando a revolução francesa aconteceu uma das ideias era exatamente que a polícia do velho regime maltratava o povo mais humilde porque ela atendia ao poder do soberano e seus prepostos, bem como às velhas classes oligárquicas e eclesiásticas que orbitavam em volta de seus favores. Longe de atender e proteger o povo, essas forças policiais reprimiam e executavam os mais vulneráveis e mais pobres.

No ideário revolucionário das revoltas populares ainda nos anos seguintes à revolução, o povo procurou fortalecer suas próprias milícias como forma de se defender das perseguições e extermínios que as forças repressivas do Estado, agora a serviço da classe burguesa, perpetravam contra o povo. Portanto, o que se aprendeu rapidamente é que a democracia que destronara o velho regime monárquico e oligárquico se convertera em um novo regime de repressão brutal. Por isso o povo francês percebeu que a propalada segurança pública nada tinha a ver com a segurança jurídica.

Assim, os doutrinadores e juristas passaram, desde meados do século XIX, a entender e a oferecer teorias que viam no Direito uma arte de controle dos aparelhos repressivos do Estado, para que as forças de segurança não extrapolassem suas prerrogativas e seu papel garantidor das leis. Isto é fundamental, porque a força policial é (ou deveria ser), em uma democracia, controlada pela soberania popular (paga pelo erário público!). Daí que se pode dizer que o controle da força policial deve ser efetuado pelo primado da lei. Neste sentido, não é exagero considerar que segurança jurídica se opõe em muitos aspectos relevantes à segurança pública.

No Brasil, contudo, por sucessivas estratégias das elites junto ao governo e ao Estado, se construiu uma aliança que identifica como correlatas segurança pública e segurança jurídica. Isto é próprio de um Estado policial, autoritário. Por este motivo, em solo pátrio repressão é identificada como justiça. Pode-se ver isso no linguajar distorcido de nossos estudantes, doutrinadores, forças policiais, profissionais do Direito e povo em geral, por exemplo, na expressão polícia judiciária, pelo simples fato que ela faz inquérito e investigação. E ainda há quem queira mais prerrogativas legais para nossas corporações policiais. Se por um lado a autoria e a materialidade de provas podem ser refutadas total ou parcialmente em juízo, por outro lado é na delegacia que se escolhe o artigo do código penal que tipifica o delito: sem contraditório nas fases de investigação policial pode-se condenar um cidadão à severidade da punição e à perda de sua vida (com perdão do trocadilho: não se morre apenas de morte matada!).

Bem, o que isto tem a ver com cultura de paz? Enquanto não se separar repressão de sistema de justiça, segurança pública de segurança jurídica, não se obterá relevância e eficiência nos meios alternativos de composição de conflitos. Isto porque tanto a população como os profissionais do judiciário só conseguem ver no poder e na força do Estado, policial e adjudicatória, na força das armas e na sentença do juiz a forma única de pacificação social, quando na verdade tanto a truculência explícita como a das letras apenas gera mais violência e se mostra absolutamente obtusa na busca duradoura da paz. Está na hora de pensarmos que justiça queremos e deixar de lado os velhos padrões que incentivam mais à discórdia, violência continuada e arrogância.


Veja também:

Conheça as obras do autor (Clique aqui!)

Assine nossa Newsletter

Li e aceito a Política de privacidade

GENJURÍDICO

De maneira independente, os autores e colaboradores do GEN Jurídico, renomados juristas e doutrinadores nacionais, se posicionam diante de questões relevantes do cotidiano e universo jurídico.

Áreas de Interesse

ÁREAS DE INTERESSE

Administrativo

Agronegócio

Ambiental

Biodireito

Civil

Constitucional

Consumidor

Direito Comparado

Direito Digital

Direitos Humanos e Fundamentais

ECA

Eleitoral

Empreendedorismo Jurídico

Empresarial

Ética

Filosofia do Direito

Financeiro e Econômico

História do Direito

Imobiliário

Internacional

Mediação e Arbitragem

Notarial e Registral

Penal

Português Jurídico

Previdenciário

Processo Civil

Segurança e Saúde no Trabalho

Trabalho

Tributário

SAIBA MAIS

    SAIBA MAIS
  • Autores
  • Contato
  • Quem Somos
  • Regulamento Geral
    • SIGA