GENJURÍDICO
Hospital research lab

32

Ínicio

>

Exame OAB

>

Notícias

EXAME OAB

NOTÍCIAS

Se Exame de Medicina fosse obrigatório, 48% dos formados não poderiam trabalhar

ADVOCACIA

CREMESP

EXAME OAB

MÉDICOS

PROVA

Alvaro de Azevedo Gonzaga

Alvaro de Azevedo Gonzaga

09/03/2016

Hospital research lab

O Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo revelou um dado preocupante: 48% dos egressos do curso de Medicina não atingiram nota mínima em exame profissional; contudo, apesar de reprovados, esses médicos podem trabalhar livremente, isso porque a prova não é obrigatória e não existe lei que proíba o bacharel em Medicina de atuar.

Para ser ter uma ideia da gravidade da situação, o resultado da prova do Cremesp atesta que a cada dez médicos recém-formados, cinco não estão suficientemente preparados. Não como negar que esse fato nos deixa em alerta. Acredito que qualquer pessoa se sentiria desconfortável em ser atendido por um médico que está abaixo do padrão mínimo estabelecido.

IMG-20160712-WA0008

Proponho estabelecermos um paralelo com o Exame de Ordem e sua taxa de reprovação que beira os 80%. Ora, se ninguém sente-se à vontade em ser atendido por um médico que não tem conhecimentos mínimos ou que dizer de contratar um advogado na mesma situação? Um advogado que realize um trabalho ruim pode causar sérios danos a vida do seu cliente, assim como um médico inapto.

Não se trata – é importante frisar isso – de dizer que quem não passa em uma prova será um mau profissional ou é alguém menos inteligente que os outros. Há vários fatores envolvidos em uma prova desse tipo: pressão familiar, pressão social, falta de tempo para estudar, muito trabalho,  nervosismo na hora prova e até mesmo erros da banca corretora.

A questão principal é que estabelecer alguma forma de controle sobre quem atua nessas áreas é um meio de dar algumas garantias a sociedade. Por exemplo, o Cremesp também notíciou que 70% dos erros médicos tem haver com deficiências na formação do profissional, além disso o número de denúncias contra médicos jovens aumentou muito nos últimos dez anos, exatamente no mesmo período de expansão das faculdades de Medicina.

Infelizmente, há problemas de formação em diversas faculdades, cursos e professores que ensinam menos do que deveriam. É uma realidade dura e muito triste, ainda mais sabendo de todos os esforços e sacrifícios exigidos na obtenção de um diploma.

Ao longo de toda minha experiência profissional, do papel que cumpro como professor na graduação de Direito e também como professor de cursinho, é que você deixe de gastar energia e preocupação com a obrigatoriedade do Exame. Infelizmente, na forma como está organizada a formação de Direito no Brasil, ele é um mau necessário. Canalize suas forças para buscar a sua formação, eu estarei aqui para ajudar no que for preciso.


Veja também:

Assine nossa Newsletter

Li e aceito a Política de privacidade

GENJURÍDICO

De maneira independente, os autores e colaboradores do GEN Jurídico, renomados juristas e doutrinadores nacionais, se posicionam diante de questões relevantes do cotidiano e universo jurídico.

Áreas de Interesse

ÁREAS DE INTERESSE

Administrativo

Agronegócio

Ambiental

Biodireito

Civil

Constitucional

Consumidor

Direito Comparado

Direito Digital

Direitos Humanos e Fundamentais

ECA

Eleitoral

Empreendedorismo Jurídico

Empresarial

Ética

Filosofia do Direito

Financeiro e Econômico

História do Direito

Imobiliário

Internacional

Mediação e Arbitragem

Notarial e Registral

Penal

Português Jurídico

Previdenciário

Processo Civil

Segurança e Saúde no Trabalho

Trabalho

Tributário

SAIBA MAIS

    SAIBA MAIS
  • Autores
  • Contato
  • Quem Somos
  • Regulamento Geral
    • SIGA