GENJURÍDICO
fabiana_etica

32

Ínicio

>

Exame OAB

>

Notícias

EXAME OAB

NOTÍCIAS

Gabaritar Ética foi o passo mais importante para a aprovação, diz ex-aluna

1ª FASE

ALVARO DE AZEVEDO GONZAGA

APROVAÇÃO

CURSO FORUM

ÉTICA

EXAME DE ORDEM

XIX EXAME

Alvaro de Azevedo Gonzaga

Alvaro de Azevedo Gonzaga

23/03/2016

fabiana_etica
Somar 40 pontos dia 24 de julho. Com certeza, esse é objetivo de todo mundo que vai prestar a 1ª Fase do XX Exame de Ordem. Acertar as 10 questões – que representa mais de 20% do necessário para a aprovação – seria um grande passo para conquistar a aprovação final e foi exatamente isso que a (hoje) advogada Fabiana conseguiu fazer. No IX Exame, ela conseguiu acertar todas as questões de Ética e, graças ao excelente desempenho, conseguiu a aprovação na 1ª Fase.

“Não vislumbrava a possibilidade desse resultado tão satisfatório, visto que, ao meu sentir, constitui a disciplina mais difícil do Exame de Ordem. Não tenho a menor dúvida que a preparação junto ao curso Fórum, aliada a forma dinâmica de lecionar do professor Álvaro, constituíram o motor do qual precisava para gabaritar Ética e conquistar o sonho da aprovação na OAB”, conta Fabiana.

Atualmente trabalhando com causas  relacionados a área cível, consumidor, trabalhista e previdenciário, ela lembra que ter gabaritado Ética foi positivo não só por ajudar na aprovação, como também,  por entender que a disciplina é uma “ponte que nos leva a tão sonhada profissão, garantindo o exercício do nosso labor de forma honesta, digna e ao preservar a urbanidade e a idoneidade”.

aulao_sp

Na entrevista abaixo, Fabiana conta como foi seu processo de preparação e como conseguiu gabaritar Ética. Espero, amigos, que a entrevista sirva de inspiração para você, mostrando que é possível acertar todas as questões da matéria. Peço, também, a licença de agradecer a Fabiana pelos elogios, fico muito feliz de ter tido a oportunidade de ajudá-la!

Como foi gabaritar Ética na OAB? Você esperava esse resultado?
Gabaritar Ética foi a concretização do degrau necessário para a conquista do sonho de ser advogada, uma vez que ao acertar 100% dessa tão importante disciplina, o êxito da conquista pela profissão almejada estaria mais próximo.

Entretanto, não vislumbrava a possibilidade desse resultado tão satisfatório, visto que, ao meu sentir, constitui a disciplina mais difícil do Exame de Ordem. Não tenho a menor dúvida que a preparação junto ao curso Forum, aliada a forma dinâmica de lecionar do professor Álvaro, constituíram o motor do qual precisava para gabaritar Ética e conquistar o sonho da aprovação na OAB.

Quantas questões você acertou no total? O quanto ter ido bem em Ética ajudou a alcançar a aprovação?

Felizmente e graças a preparação junto ao curso, assim como as aulas de Ética, obtive 100% de acerto nessa disciplina que considero a mais importante do Exame de Ordem, por duas razões:

1 – É a disciplina que possui maior número de questões em relação as demais;

2 – A disciplina Ética além de ser a “ponte” que nos leva a tão sonhada profissão, nos garante exercer o nosso labor de forma honesta, digna e ao preservar a urbanidade, a gente pode garantir um dos requisitos elencado no Estatuto da OAB que constitui a postura obrigatória de todos os advogados, qual seja, a idoneidade!

Penso que gabaritar Ética na OAB é o passo mais importante para se atingir o sucesso no exame de Ordem e, sobretudo, na vida, vez que a Ética profissional é a base que sustenta a credibilidade do profissional comprometido com a honestidade e com os ditames éticos que regem a legislação da Ordem dos Advogados do Brasil, da qual tenho a honra de integrar.

Quantas horas você estudava por dia ou por semana? Tem alguma técnica de estudo especial?

Percorri uma rotina de estudos focada nas aulas do curso com o professor Álvaro, resolução de questões de provas anteriores e uma atenção voltada para a leitura dos arts. da Legislação de Ética com maior incidência em prova.

A minha técnica de estudo girava em torno de não deixar acumular as aulas, ou seja, “aula dada significava dizer: aula estudada!” Para tanto, buscava conciliar uma média de 2h por dia entre leitura das aulas do caderno (o que considero fundamental), Lei seca e não perdia uma aula!

Concernente ao lapso temporal, é importante saber que cada um possui um ritmo e uma disponibilidade de horários, contudo, é necessário fazer daquele tempo para o estudo da disciplina Ética, o momento especial e dedicar uma atenção mais focada, por uma razão muito simples: a disciplina Ética é o divisor de águas e garante a aprovação no Exame de Ordem.

Em qual Exame você foi aprovada? Prestou quantas vezes?

Fui aprovada no IX exame de Ordem. Prestei por 3 vezes, quando finalmente na terceira vez tive a oportunidade de conhecer o curso Forum e entendi a importância e o peso da disciplina Ética para se lograr êxito no Exame.

Vale lembrar que a quantidade de vezes que se presta o Exame de Ordem, nos torna mais maduros profissionalmente e descobrimos que é preciso muito empenho e seriedade para conquistar o nome na lista de aprovados, e por conseguinte, realizar nosso sonho de integrar a Ordem dos Advogados do Brasil!

Qual faculdade você fez? Em qual área atua hoje?

Estudei Direito na UNDB e Filosofia na UFMA (ambas na cidade de São Luís – MA).  Atualmente possuo escritório e advogo na área cível, consumidor, trabalhista e previdenciário. Todavia, logo que obtive a aprovação na OAB (3 meses depois e no mesmo ano), fui aprovada no seletivo para advogar junto a Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão – CAEMA (sociedade de economia mista), o que me agregou uma vasta experiência e maturidade jurídica.

Tem algum conselho ou dica para dar para quem ainda vai fazer a prova?

Além da preparação com material, leituras do Estatuto, Código e Regulamento Geral da OAB, sobretudo, reforçar os estudos no tocante aos dispositivos legais de maior incidência que são elencados pelo professor.

Certamente, posso compartilhar a dica de ouro que o professor Álvaro nos passou na sua última aula, qual seja: “no dia da prova, antes de sair de casa se olhe no espelho e pergunte: ‘eu sou ou não advogado (a)?’ Irei fazer a prova, apenas, para confirmar que estou preparado (a) p/ advogar! E, por fim, reserve 30 segundos antes da prova para respirar fundo e acalmar a mente, vez que, segundo o professor Álvaro, auxilia a noradrenalina. Essa foi uma lição, também, imprescindível porque pude perceber que o controle emocional e autoconfiança são fundamentais na aprovação!

Assim, vale mencionar que é importante mandar um aviso para a família e amigos, sobre sua ausência…abdicar de alguns prazeres e renunciar alguns momentos de entretenimento…todo o esforço é esquecido quando se vê o nome na lista de aprovados e a sensação de compartilhar essa felicidade com seus afetos é indelével!


Veja também:

Assine nossa Newsletter

Li e aceito a Política de privacidade

GENJURÍDICO

De maneira independente, os autores e colaboradores do GEN Jurídico, renomados juristas e doutrinadores nacionais, se posicionam diante de questões relevantes do cotidiano e universo jurídico.

Áreas de Interesse

ÁREAS DE INTERESSE

Administrativo

Agronegócio

Ambiental

Biodireito

Civil

Constitucional

Consumidor

Direito Comparado

Direito Digital

Direitos Humanos e Fundamentais

ECA

Eleitoral

Empreendedorismo Jurídico

Empresarial

Ética

Filosofia do Direito

Financeiro e Econômico

História do Direito

Imobiliário

Internacional

Mediação e Arbitragem

Notarial e Registral

Penal

Português Jurídico

Previdenciário

Processo Civil

Segurança e Saúde no Trabalho

Trabalho

Tributário

SAIBA MAIS

    SAIBA MAIS
  • Autores
  • Contato
  • Quem Somos
  • Regulamento Geral
    • SIGA