GENJURÍDICO
Handwriting. Seamless vector background.

32

Ínicio

>

Exame OAB

>

Notícias

EXAME OAB

NOTÍCIAS

MEC aprova “Exame da OAB” para médicos

ADVOGADOS

ALVARO DE AZEVEDO GONZAGA

BACHARÉIS

DIREITO

MEC

MÉDICOS

Alvaro de Azevedo Gonzaga

Alvaro de Azevedo Gonzaga

19/04/2016

Handwriting. Seamless vector background.

O MEC (Ministério da Educação) estabeleceu novas diretrizes para a Avaliação Nacional Seriada dos Estudantes de Medicina (Anasem), que será aplicada aos alunos no segundo, quarto e sexto anos dos cursos. Com base na lei do programa Mais Médicos (12.871/2013), a avaliação será um componente curricular obrigatório e condição para a diplomação dos novos médicos.

aulao_sp

Na prática, cria-se uma espécie “Exame de ordem” para os médicos, muito parecido com o “Exame da OAB”. Penso que tal medida representa um avanço sendo bastante benéfica para a saúde universal e com qualidade para nossa sociedade. Para ser ter uma ideia da necessidade de avaliar o nível de preparação dos futuros médicos, a última prova aplicada pelo Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo revelou que 48% dos egressos do curso de Medicina não atingiram nota mínima em exame profissional. Contudo, apesar de reprovados, esses médicos podem trabalhar livremente.

Não se trata – é importante frisar isso – de dizer que quem não passa em uma prova será um mau profissional ou é alguém menos inteligente que os outros. Há vários fatores envolvidos em uma prova desse tipo: pressão familiar, pressão social, falta de tempo para estudar, muito trabalho, nervosismo na hora prova e até mesmo erros da banca corretora, mas certo é que não deixa de ser um indicativo, dentre tantos outros que existem.

IMG-20160712-WA0008

Contudo, a existência de um Exame que exija conhecimentos mínimos para a atuação de profissionais que atuam em áreas tão sensiveis é uma forma de proteger a sociedade. Isso não implica, é óbvio, em não deixar de criticar erros no Exame da Ordem e nem nos obrigará a concordar com eventuais equívocos do “Exame de Medicina”.


Veja também:

Conheça as obras do autor (Clique aqui!)

Assine nossa Newsletter

Li e aceito a Política de privacidade

GENJURÍDICO

De maneira independente, os autores e colaboradores do GEN Jurídico, renomados juristas e doutrinadores nacionais, se posicionam diante de questões relevantes do cotidiano e universo jurídico.

Áreas de Interesse

ÁREAS DE INTERESSE

Administrativo

Agronegócio

Ambiental

Biodireito

Civil

Constitucional

Consumidor

Direito Comparado

Direito Digital

Direitos Humanos e Fundamentais

ECA

Eleitoral

Empreendedorismo Jurídico

Empresarial

Ética

Filosofia do Direito

Financeiro e Econômico

História do Direito

Imobiliário

Internacional

Mediação e Arbitragem

Notarial e Registral

Penal

Português Jurídico

Previdenciário

Processo Civil

Segurança e Saúde no Trabalho

Trabalho

Tributário

SAIBA MAIS

    SAIBA MAIS
  • Autores
  • Contato
  • Quem Somos
  • Regulamento Geral
    • SIGA