GENJURÍDICO
Begging hands

32

Ínicio

>

Artigos

>

Previdenciário

ARTIGOS

PREVIDENCIÁRIO

Reforma previdenciária e desvinculação de recursos das contribuições sociais

APOSENTADORIA

CONTRIBUIÇÕES SOCIAIS

FATOR PREVIDENCIÁRIO

FÓRMULA 85X95

IDADE MÍNIMA

INSS

PRINCÍPIO DA VEDAÇÃO DO RETROCESSO SOCIAL

REFORMA PREVIDENCIÁRIA

REGIME GERAL DE PREVIDÊNCIA SOCIAL

REGIME PRÓPRIO DE PREVIDÊNCIA SOCIAL

Gustavo Filipe Barbosa Garcia

Gustavo Filipe Barbosa Garcia

21/06/2016

Begging hands

Vemos ressurgir a conhecida discussão sobre reforma previdenciária e exigência de idade mínima para a aposentadoria, sob o argumento da necessidade de equilíbrio financeiro nas contas públicas.

Primeiramente, é relevante notar que as aposentadorias por idade e por tempo de contribuição são modalidades distintas.

No Regime Geral de Previdência Social, do INSS, a aposentadoria por idade exige 65 anos, se homem, e 60 anos de idade, se mulher. Para a aposentadoria por tempo de contribuição, por sua vez, atualmente são necessários 35 anos de contribuição, se homem, e 30 anos de contribuição, se mulher.

Deve-se salientar que a idade mínima já é exigida na aposentadoria por tempo de contribuição no Regime Próprio de Previdência Social, ou seja, dos servidores públicos estatutários, sendo necessários 60 anos de idade e 35 de contribuição, se homem, e 55 anos de idade e 30 de contribuição, se mulher.

Ainda no Regime Próprio, a aposentadoria por idade ocorre aos 65 anos, se homem, e 60 anos de idade, se mulher, com proventos proporcionais ao tempo de contribuição.

Cabe esclarecer que no Regime Geral de Previdência Social existe a incidência do fator previdenciário, o qual pode reduzir o valor da aposentadoria por tempo de contribuição, por exemplo, de segurado com idade não elevada, justamente como forma de desestimular a sua ocorrência.

A chamada “fórmula 85×95”, por seu turno, recentemente instituída, possibilita ao segurado que preencher os seus requisitos optar pela não incidência do fator previdenciário no cálculo da aposentadoria por tempo de contribuição.

Em verdade, a respeito do suposto déficit da Previdência Social, quando se alega a insuficiência de recursos para o custeio e a manutenção de direitos sociais, como os benefícios previdenciários, chegando-se a defender a sua redução e restrição, deve-se examinar com maior rigor a questão orçamentária envolvida, com destaque à desvinculação de recursos das contribuições sociais, o que certamente acaba gerando desequilíbrio financeiro na Seguridade Social.

Nesse enfoque, as contribuições sociais arrecadadas deveriam integrar o orçamento da Seguridade Social, para o pagamento das respectivas prestações sociais, mas, com isso, acabam direcionadas ao orçamento fiscal, o qual é voltado às despesas gerais do poder público.

É imperioso considerar, ainda, que no Estado Democrático de Direito incide o princípio da vedação do retrocesso social, impondo-se o progresso na garantia dos direitos fundamentais sociais, como se interpreta da Constituição da República Federativa do Brasil (artigos 1º, 3º, 5º, 6º, 7º, 170 e 193).

O Pacto Internacional sobre Direitos Econômicos, Sociais e Culturais, de 1966, promulgado pelo Decreto 591/1992, é expresso ao determinar a necessidade de progressividade, por todos os meios apropriados, do pleno exercício dos direitos sociais (artigo 2º).

Por fim, embora não menos importante, antes de se propor restrições a direitos sociais destinados a assegurar a dignidade humana e o mínimo existencial, como as prestações da Seguridade Social, notadamente os benefícios previdenciários do Regime Geral, exige-se coragem para a eliminação de eventuais privilégios financeiros de certos setores mais favorecidos da sociedade, bem como maior rigor na administração do Orçamento da Seguridade Social, como requisitos para a legitimidade democrática de qualquer proposta de reforma previdenciária.


> Clique e conheça a obra “Curso de Direito da Seguridade Social”


Veja também:

Conheça as obras do autor (Clique aqui!)

Assine nossa Newsletter

Li e aceito a Política de privacidade

GENJURÍDICO

De maneira independente, os autores e colaboradores do GEN Jurídico, renomados juristas e doutrinadores nacionais, se posicionam diante de questões relevantes do cotidiano e universo jurídico.

Áreas de Interesse

ÁREAS DE INTERESSE

Administrativo

Agronegócio

Ambiental

Biodireito

Civil

Constitucional

Consumidor

Direito Comparado

Direito Digital

Direitos Humanos e Fundamentais

ECA

Eleitoral

Empreendedorismo Jurídico

Empresarial

Ética

Filosofia do Direito

Financeiro e Econômico

História do Direito

Imobiliário

Internacional

Mediação e Arbitragem

Notarial e Registral

Penal

Português Jurídico

Previdenciário

Processo Civil

Segurança e Saúde no Trabalho

Trabalho

Tributário

SAIBA MAIS

    SAIBA MAIS
  • Autores
  • Contato
  • Quem Somos
  • Regulamento Geral
    • SIGA