GENJURÍDICO
Prefácio

32

Ínicio

>

Nota do Autor

>

Notas e Prefácios

>

Português Jurídico

>

Prefácios

NOTA DO AUTOR

NOTAS E PREFÁCIOS

PORTUGUÊS JURÍDICO

PREFÁCIOS

Prefácio: Série Questões Comentadas – Português – Cespe

GEN Jurídico

GEN Jurídico

12/08/2016

Prefácio

É com imensa alegria que ofereço a vocês o resultado de um dos maiores prazeres que tenho na vida: lecionar!

O livro Português – CESPE – Questões comentadas e organizadas por assunto tem por base o material usado em aulas a distância, ministradas no sítio Ponto dos Concursos, e objetiva subsidiar a preparação de candidatos para os certames organizados por aquela banca examinadora.

Sabemos que a preparação para concursos públicos exige dedicação e persistência.

Como professora para concursos públicos há tantos anos, o que mais escuto (sem falsa modéstia) é que “não gostava da matéria, mas mudei de opinião depois de suas aulas”. Esse reconhecimento me deixa muito feliz. Afinal de contas, aprender não deve ser sinônimo de sofrer.

Nós, professores de Língua Portuguesa, ainda temos uma grande vantagem: a nossa língua está aqui, ali, acolá, à nossa volta, queiramos ou não. É um anúncio na rua, uma revista no consultório dentário, uma canção no rádio, e lá está ela, linda e paciente, aguardando para ser descoberta, explorada, aplicada! Por que, então, não nos valermos desses meios de comunicação para treinar a forma correta de usá-la?

Na preparação para concursos públicos, a Língua Portuguesa tem papel decisivo e tem sido responsável por surpresas, muitas vezes desagradáveis para o candidato que não se prepara adequadamente.

Como fazer para obter boa nota na disciplina (e isso se aplica a qualquer outra)? No primeiro momento, deve o candidato (re)ver os tópicos indicados no edital do(s) concurso(s) que pretende prestar, estudando-os com afinco.

Em seguida, é de suma importância “conhecer a banca”, ou seja, a partir da resolução de questões de provas anteriores, perceber o posicionamento doutrinário adotado em determinada ocasião pelo examinador e a forma como certo assunto é cobrado.

É nesse ponto que este livro se mostra tão especial e completo – além de indicar a resolução da questão, numa linguagem direta (e também, sempre que possível, agradável e descontraída), apresentamos uma revisão teórica capaz de sanar qualquer dificuldade que o aluno eventualmente possa enfrentar.

Nesta 3.ª edição, algumas correções foram feitas e algumas provas mais recentes foram incluídas. A partir de 2016, houve a implantação definitiva da nova norma ortográfica, assunto sobre o qual conversaremos no momento apropriado. Enfim, é muito gratificante trazer aos candidatos este material que, espero, seja um diferencial em sua preparação para a prova de Língua Portuguesa dos mais variados certames da banca Cespe/UnB.

Agora, é só encarar o desafio com fé e perseverança para, ao fim, “correr para o abraço”!

Bom proveito e sucesso!

Claudia Kozlowski

“A Série Questões Comentadas tem, essencialmente, o objetivo de suprir duas necessidades imprescindíveis à adequada preparação para concursos públicos: direcionar o estudo do candidato ao estilo próprio de cobrança de uma banca determinada e possibilitar uma eficaz revisão ou sedimentação do aprendizado teórico de uma dada disciplina.

Essas metas, sobretudo a obtenção de familiaridade com as características peculiares de uma instituição examinadora específica, são alcançadas quando o candidato resolve uma boa quantidade de questões de concursos daquela banca, segmentadas por assunto, confere as suas respostas com os gabaritos oficiais e, por fim, lê os comentários elaborados pelo autor do livro a cada questão.

Em plena consonância com os anseios dos concursandos dos dias atuais – que não mais admitem textos prolixos ou excessivamente formais –, os comentários são sucintos, na extensão e na profundidade estritamente necessárias para a compreensão ou a revisão do conteúdo, e sempre expostos em uma linguagem simples, direta, sem rodeios, com notável utilidade para quem se prepara para concursos – e não quer perder tempo!”

Vicente Paulo & Marcelo Alexandrino

Coordenadores

> Clique e saiba mais


Veja também:

Conheça as obras da Equipe Método (Clique aqui!)

Assine nossa Newsletter

Li e aceito a Política de privacidade

GENJURÍDICO

De maneira independente, os autores e colaboradores do GEN Jurídico, renomados juristas e doutrinadores nacionais, se posicionam diante de questões relevantes do cotidiano e universo jurídico.

Áreas de Interesse

ÁREAS DE INTERESSE

Administrativo

Agronegócio

Ambiental

Biodireito

Civil

Constitucional

Consumidor

Direito Comparado

Direito Digital

Direitos Humanos e Fundamentais

ECA

Eleitoral

Empreendedorismo Jurídico

Empresarial

Ética

Filosofia do Direito

Financeiro e Econômico

História do Direito

Imobiliário

Internacional

Mediação e Arbitragem

Notarial e Registral

Penal

Português Jurídico

Previdenciário

Processo Civil

Segurança e Saúde no Trabalho

Trabalho

Tributário

SAIBA MAIS

    SAIBA MAIS
  • Autores
  • Contato
  • Quem Somos
  • Regulamento Geral
    • SIGA