GENJURÍDICO
shutterstock_280013936

32

Ínicio

>

Ética

>

Notícias

ÉTICA

NOTÍCIAS

OAB XX Exame (Salvador): O erro da prova!

1ª FASE

ALVARO DE AZEVEDO GONZAGA

ÉTICA

EXAME DA OAB

FGV

OAB

SALVADOR

XX EXAME

Alvaro de Azevedo Gonzaga

Alvaro de Azevedo Gonzaga

15/08/2016

curso_xxi

Eis que neste domingo (14/08), em Salvador, foi reaplicada a 1ª Fase do XX Exame de Ordem. Dessa vez, não tivemos um incidente tão grave quanto o da prova que deixou de ser aplicada no dia 24 de julho.
Entretanto, tivemos pelo menos uma surpresa. Em uma das questões da prova Ética profissional, a FGV, ao invés de se basear no Código de Ética, que está em vigência, aplicou um entendimento do Novo Código de Ética, o qual só entrará em vigor a partir do dia 01 de Setembro. Sem meias palavras, a essa questão deve, obrigatoriamente, ser anulada.


>  FGV revela quem passa no Exame da OAB


Nessa última quinta-feira (11), tive a oportunidade de ir para Salvador para me encontrar com diversos candidatos no “Ética Legal”. Durante essa revisão final, pude discutir com os alunos os temas mais recorrentes das últimas provas, esclarecer algumas dúvidas e indicar o que poderia ser revisado até o domingo.

Como não poderia deixar de ser, apesar de mencionar alguma das mudanças que serão implementadas pelo Novo Código de Ética, salientei que ele não iria ser cobrado. Afinal, é o que diz expressamente no edital nos termos do tópico 3.6.14.4 : “ Legislação com entrada em vigor após a data de publicação deste edital, bem como alterações em dispositivos legais e normativos a ele posteriores não serão objeto de avaliação nas provas, assim como não serão consideradas para fins de correção das mesmas”.

O erro

A alternativa dada como certa, na prova Tipo 1 – Branca, era a “d”que dizia “externe à cliente sua impressão, solicitando que ela lhe revele os fatos necessários à sua defesa. Caso não seja estabelecida a confiança, Benjamim poderá renunciar ao mandato ou promover o substabelecimento a outrem.”

Ora, essa resposta é exatamente o que diz o artigo 10 do NOVO Código de Ética, o qual NÃO PODERIA ser cobrado no XX Exame, somente a partir do XXI. Portanto, todos aqueles que erraram essa questão precisam agora estarem atentos ao prazo de recurso, que abre no dia 19 de agosto e vai 22 e apresentarem recurso a banca examinadora exigindo a anulação da questão!


Veja também:

Conheça as obras do autor (Clique aqui!).

Assine nossa Newsletter

Li e aceito a Política de privacidade

GENJURÍDICO

De maneira independente, os autores e colaboradores do GEN Jurídico, renomados juristas e doutrinadores nacionais, se posicionam diante de questões relevantes do cotidiano e universo jurídico.

Áreas de Interesse

ÁREAS DE INTERESSE

Administrativo

Agronegócio

Ambiental

Biodireito

Civil

Constitucional

Consumidor

Direito Comparado

Direito Digital

Direitos Humanos e Fundamentais

ECA

Eleitoral

Empreendedorismo Jurídico

Empresarial

Ética

Filosofia do Direito

Financeiro e Econômico

História do Direito

Imobiliário

Internacional

Mediação e Arbitragem

Notarial e Registral

Penal

Português Jurídico

Previdenciário

Processo Civil

Segurança e Saúde no Trabalho

Trabalho

Tributário

SAIBA MAIS

    SAIBA MAIS
  • Autores
  • Contato
  • Quem Somos
  • Regulamento Geral
    • SIGA