GENJURÍDICO
Tartuce

32

Ínicio

>

Atualidades

>

Civil

>

Processo Civil

ATUALIDADES

CIVIL

PROCESSO CIVIL

Prevenção e solução extrajudicial de litígios é tema de jornada promovida pelo Conselho da Justiça Federal

GEN Jurídico

GEN Jurídico

19/08/2016

Evento acontece nos dias 22 e 23 de agosto, em Brasília, com mais de 200 propostas para soluções de conflitos, inclusive para temas contemporâneos como o bullying e o superendividamento

Tartuce

O Centro de Estudos Judiciários do Conselho da Justiça Federal (CJF) promove, nos próximos dias 22 e 23 (segunda e terça-feira), a I Jornada “Prevenção e Solução Extrajudicial de Litígios”.  O evento acontece em Brasília, com a participação de ministros, magistrados federais e estaduais, procuradores, promotores de Justiça, advogados, defensores públicos e professores universitários. O foco principal será a discussão de propostas para soluções de conflitos que se adequem às inovações legislativas, como o Novo Código de Processo Civil e o Marco Civil da Medição, assim como a inclusão de temas contemporâneos, como o bullying e o superendividamento.

Realizada em parceria com o Superior Tribunal de Justiça (STJ), a Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados Ministro Sálvio de Figueiredo Teixeira (Enfam) e a Associação dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe), a I Jornada “Prevenção e Solução Extrajudicial de Litígios” será realizada em sessões privadas das comissões de trabalho, que acontecem durante toda a segunda-feira. Nelas, serão discutidos e aprovados enunciados selecionados, que, na terça-feira, serão confirmados em sessão plenária.

No total, foram selecionadas para os debates 61 proposições sobre arbitragem, 104 sobre mediação e 62 de outros meios  de solução de conflitos. “Existem várias propostas com conteúdos bem interessantes, como aquelas relativas à possibilidade de aplicação da arbitragem ao Direito de Família e ao Direito do Consumidor, aos limites operacionais da mediação, e proposições para resolução extrajudicial de conflitos contemporâneos como o bullying nas escolas e o superendividamento”, avalia o professor Flávio Tartuce, que é doutor em Direito Civil.

Ele e a professora Fernanda Tartuce são convidados da CFJ para atuarem como especialistas nas comissões de arbitragem e de mediação, respectivamente, tendo também propostas previamente aprovadas para debates e deliberação no evento.

Autor de livros como o Manual de Direito Civil e o Manual de Direito do Consumidor, publicados pelo Grupo Editorial Nacional (GEN), Flávio Tartuce acredita que o evento terá o mesmo sucesso das  jornadas de Direito Civil, que se transformaram, por meio de seus enunciados, nas principais pontes de diálogos entre a doutrina e a jurisprudência superior. “O Novo Código de Processo Civil está estruturado na desjudicialização, sendo urgente e necessário implementar e efetivar os meios extrajudiciais nele previstos”, afirma o professor da Escola Paulista de Direito.

A I Jornada “Prevenção e Solução Extrajudicial de Litígios” será realizada na sede do Conselho Federal de Justiça, com a coordenação geral do ministro do STJ, Luis Felipe Salomão; do ministro Antonio Carlos Ferreira, coordenador da Comissão de Trabalho de Arbitragem; e dos professores Kazuo Watanabe, coordenador da Comissão de Trabalho de Mediação, e Joaquim Falcão, coordenador da Comissão de Trabalho sobre outras formas de soluções de conflitos.


Veja também:

Conheça as obras do autor (Clique aqui!)

Assine nossa Newsletter

Li e aceito a Política de privacidade

GENJURÍDICO

De maneira independente, os autores e colaboradores do GEN Jurídico, renomados juristas e doutrinadores nacionais, se posicionam diante de questões relevantes do cotidiano e universo jurídico.

Áreas de Interesse

ÁREAS DE INTERESSE

Administrativo

Agronegócio

Ambiental

Biodireito

Civil

Constitucional

Consumidor

Direito Comparado

Direito Digital

Direitos Humanos e Fundamentais

ECA

Eleitoral

Empreendedorismo Jurídico

Empresarial

Ética

Filosofia do Direito

Financeiro e Econômico

História do Direito

Imobiliário

Internacional

Mediação e Arbitragem

Notarial e Registral

Penal

Português Jurídico

Previdenciário

Processo Civil

Segurança e Saúde no Trabalho

Trabalho

Tributário

SAIBA MAIS

    SAIBA MAIS
  • Autores
  • Contato
  • Quem Somos
  • Regulamento Geral
    • SIGA