GENJURÍDICO
Depositphotos_78548684_m-2015

32

Ínicio

>

Notícias

NOTÍCIAS

Candidatos do Exame de Ordem: Quem são? Onde vivem? O que comem?

2ª FASE

ALVARO DE AZEVEDO GONZAGA

ÉTICA

EXAME DE ORDEM

FGV

OAB

OAB. 1ª FASE

Alvaro de Azevedo Gonzaga

Alvaro de Azevedo Gonzaga

22/08/2016

Depositphotos_78548684_m-2015

Quem são os participantes do Exame de Ordem? Como vivem? Do que se alimentam? O que estudam? O estudo “Exame de Ordem em números – Volume III ”, publicado pela FGV, não é o Globo Repórter, mas trás interessantes e diversas informações a respeito da “População Exame da OAB”.

Quantos são?

Por exemplo, o número de inscritos nas 16 edições analisadas – período entre o II e XVII Exame – chegou a 1,91 milhões. Porém, como há candidatos que prestam mais de uma vez, o número “puro” de participantes foi de 639 mil, sendo que 360 mil conseguiram ser aprovados na 2ª Fase.


>  FGV confirma quem passa no Exame da OAB



Ou seja, apesar do índice de reprovação por edição ultrapassar os 70%, é possível afirmar que, de cada dez candidatos que prestam a prova, aproximadamente seis, ao longo de mais uma tentativa, acabam passando.

Do que gostam?

Na opção pela 2ª Fase, Direito Penal segue liderando com folga. 29% dos participantes escolhem essa disciplina.Completam o pódio, Direito do Trabalho com 27% e Direito Civil com 16% da preferência. Logo em seguida estão Direito Administrativo (10%), Direito Tributário (9%), Direito Constitucional (5%) e Direito Empresarial (4%)

Já tratamos nesse blog, sobre a importância do que o candidato deve levar em conta na hora de escolher a disciplina. Para ler essa matéria, basta clicar aqui. Adianto que você pode ter surpresas como, por exemplo, descobrir que Direito Constitucional, a penúltima em preferência, tem o melhor desempenho médio da prova.

curso_xxi
Onde vivem?

Quase metade, do total de cursos de Direito, se encontram localizados na região Sudeste: 47,9%, para ser mais preciso. A região Sul 18,7; Nordeste 17,9, Centro-Oeste 9,9%; Norte 5,6%.

Apesar de liderar o número de faculdades, o Sudeste fica na terceira colocação em aprovação: 56% passam. Quem tem o melhor desempenho médio é o Sul com 60%, em segundo, quase empatado vem o Nordeste com 59%. Por fim, as duas outras regiões Centro-Oeste e Norte somam, respectivamente, 51% e 50% de média de aprovação.


Veja também:

Conheça as obras do autor (Clique aqui!).

Assine nossa Newsletter

Li e aceito a Política de privacidade

GENJURÍDICO

De maneira independente, os autores e colaboradores do GEN Jurídico, renomados juristas e doutrinadores nacionais, se posicionam diante de questões relevantes do cotidiano e universo jurídico.

Áreas de Interesse

ÁREAS DE INTERESSE

Administrativo

Agronegócio

Ambiental

Biodireito

Civil

Constitucional

Consumidor

Direito Comparado

Direito Digital

Direitos Humanos e Fundamentais

ECA

Eleitoral

Empreendedorismo Jurídico

Empresarial

Ética

Filosofia do Direito

Financeiro e Econômico

História do Direito

Imobiliário

Internacional

Mediação e Arbitragem

Notarial e Registral

Penal

Português Jurídico

Previdenciário

Processo Civil

Segurança e Saúde no Trabalho

Trabalho

Tributário

SAIBA MAIS

    SAIBA MAIS
  • Autores
  • Contato
  • Quem Somos
  • Regulamento Geral
    • SIGA