GENJURÍDICO
Vintage Green Phone

32

Ínicio

>

Artigos

>

Constitucional

ARTIGOS

CONSTITUCIONAL

O que aconteceu de mais importante no Direito Constitucional enquanto você (e todo mundo nesse país!) estava assistindo às sessões do impeachment!

ADI 3026/DF

CRA

CREA

CRM

IMPEACHMENT

JUSTIÇA FEDERAL

OAB

ORDEM DOS ADVOGADOS DO BRASIL

STF

Vicente Paulo

Vicente Paulo

13/09/2016

Vintage Green Phone

Breve retrospectiva! Um passeio pelo que aconteceu de mais importante no Direito Constitucional enquanto você (e todo mundo nesse país!) estava assistindo às sessões do impeachment!

Agora que o processo de impeachment terminou (ou não, já que foi judicializado!), considero um bom momento para examinarmos o que houve de importante no direito constitucional nos últimos meses – e, como sempre, com a máxima objetividade, já que o nosso negócio, aqui nesta página, é cem por cento concursos públicos (que, mais cedo ou mais tarde, voltarão à cena!).

O primeiro assunto relevante que eu apresento envolve a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). Em recente julgado (31/8/2016), o Supremo Tribunal Federal firmou entendimento de que a competência para processar e julgar ações em que a Ordem dos Advogados do Brasil figure como parte é da Justiça Federal.

A decisão do plenário foi unânime, e, ao final, restou aprovada a seguinte tese, com efeito de repercussão geral: “Compete à Justiça Federal processar e julgar ações em que a Ordem dos Advogados do Brasil, quer mediante o Conselho Federal, quer seccional, figure na relação processual”.

Bem, essa matéria é antiga, mas está sempre na moda! Por quê? Ora, simplesmente porque, há mais ou menos uma década (2006), ao julgar a ADI 3026/DF, o STF fixou alguns entendimentos acerca da natureza jurídica da OAB que causaram espanto no mundo jurídico brasileiro, ao distingui-la, completamente, dos demais órgãos de fiscalização de profissões do nosso país (CREA, CRA, CRM etc.).

O que, afinal, é a OAB: uma entidade integrante da administração direta, ou da administração indireta, ou simplesmente uma pessoa jurídica de direito privado?

Nada disso! Depois de tentar (sem conseguir) enquadrá-la numa das espécies jurídicas do nosso ordenamento constitucional, o STF terminou concluindo que a OAB constitui entidade “única”, “especial”, “ímpar”, “sui generis”, sendo um “serviço público independente” – isto é, uma “coisa” que não se enquadra em nenhuma das espécies jurídicas existentes no nosso ordenamento jurídico (e pode isso?!), tampouco integra a chamada administração indireta.

Com isso, em linhas gerais, temos que a OAB: (1) não integra a administração pública direta ou indireta; (2) não se sujeita aos controles contábil, financeiro, orçamentário e patrimonial realizado pelo Tribunal de Contas da União; (3) não precisa realizar concurso público para a contratação de seu pessoal (que é constituído de celetistas, e não de servidores públicos ou de empregados públicos); (4) não se sujeita à exigência de licitação para contratação de obras e serviços; e (5) porém, goza de certas prerrogativas somente aplicáveis a entes públicos, tais como imunidade tributária e sujeição à Justiça Federal.

Veja aqui a ementa do mencionado julgado do STF acerca da natureza jurídica da OAB, claríssima, uma beleza! (risos) Clique aqui!

Um abracinho, e até breve.


Veja também:

Conheça as obras do autor (Clique aqui!)

Assine nossa Newsletter

Li e aceito a Política de privacidade

GENJURÍDICO

De maneira independente, os autores e colaboradores do GEN Jurídico, renomados juristas e doutrinadores nacionais, se posicionam diante de questões relevantes do cotidiano e universo jurídico.

Áreas de Interesse

ÁREAS DE INTERESSE

Administrativo

Agronegócio

Ambiental

Biodireito

Civil

Constitucional

Consumidor

Direito Comparado

Direito Digital

Direitos Humanos e Fundamentais

ECA

Eleitoral

Empreendedorismo Jurídico

Empresarial

Ética

Filosofia do Direito

Financeiro e Econômico

História do Direito

Imobiliário

Internacional

Mediação e Arbitragem

Notarial e Registral

Penal

Português Jurídico

Previdenciário

Processo Civil

Segurança e Saúde no Trabalho

Trabalho

Tributário

SAIBA MAIS

    SAIBA MAIS
  • Autores
  • Contato
  • Quem Somos
  • Regulamento Geral
    • SIGA