GENJURÍDICO
ramal1209

32

Ínicio

>

Concursos

>

Educação

CONCURSOS

EDUCAÇÃO

Redação no Enem: como escrever uma boa introdução – Blog da Andrea Ramal no G1

ANDREA RAMAL

ENEM

G1

REDAÇÃO

VESTIBULAR

Andrea Ramal

Andrea Ramal

15/09/2016

ramal1209
A primeira impressão é a que fica, diz o célebre ditado. Vale para muitos aspectos da nossa vida e, também, para a redação do Enem e demais vestibulares.

Por isso, vale iniciar o texto de forma bem adequada, levando em conta dois aspectos. Em primeiro lugar, apresentar o contexto do tema, oferecendo uma visão geral do que será abordado. Além disso, mostrar a sua relevância e atualidade, citando, por exemplo, algum fato recente que colocou o assunto em evidência.

Vejamos um caso prático. Suponha um possível tema de redação sobre a relação entre progresso e equilíbrio ambiental. É um assunto que pode ser abordado numa das provas deste ano, não só em função do desastre ambiental de Mariana, ocorrido em novembro de 2015, como também por diversas outras discussões relacionadas aos impactos do homem sobre o meio ambiente.

Uma possível introdução para esse tema é a seguinte:

“Os avanços científicos e tecnológicos das últimas décadas transformaram significativamente a vida humana, gerando riquezas e, em muitos casos, mais qualidade de vida. O progresso traz, entretanto, uma nova questão, que preocupa cada vez mais o Brasil e o mundo: é possível garantir o desenvolvimento econômico e, ao mesmo tempo, preservar o equilíbrio ambiental do planeta?”

Veja que o parágrafo ofereceu uma visão genérica sobre a questão a ser discutida, mostrando a sua atualidade e importância. É um parágrafo que abre caminho para argumentações a serem apresentadas na parte seguinte, o desenvolvimento.

Por fim, note que foram utilizadas duas estratégias para conquistar a atenção do leitor. O parágrafo é bem objetivo, indo direto ao ponto. E busca aguçar a curiosidade, lançando uma questão polêmica, a ser discutida em sequência. Tudo indica que o leitor ficará interessado em acompanhar o texto até o final.

> Assista o vídeo no blog da professora Andrea Ramal no G1

Assine nossa Newsletter

Li e aceito a Política de privacidade

GENJURÍDICO

De maneira independente, os autores e colaboradores do GEN Jurídico, renomados juristas e doutrinadores nacionais, se posicionam diante de questões relevantes do cotidiano e universo jurídico.

Áreas de Interesse

ÁREAS DE INTERESSE

Administrativo

Agronegócio

Ambiental

Biodireito

Civil

Constitucional

Consumidor

Direito Comparado

Direito Digital

Direitos Humanos e Fundamentais

ECA

Eleitoral

Empreendedorismo Jurídico

Empresarial

Ética

Filosofia do Direito

Financeiro e Econômico

História do Direito

Imobiliário

Internacional

Mediação e Arbitragem

Notarial e Registral

Penal

Português Jurídico

Previdenciário

Processo Civil

Segurança e Saúde no Trabalho

Trabalho

Tributário

SAIBA MAIS

    SAIBA MAIS
  • Autores
  • Contato
  • Quem Somos
  • Regulamento Geral
    • SIGA