GENJURÍDICO
alarm clock on table with green background

32

Ínicio

>

Artigos

ARTIGOS

O hábito faz o advogado

1ª FASE

2ª FASE

ALVARO DE AZEVEDO GONZAGA

APROVEITAMENTO

DESEMPENHO

ÉTICA

EXAME DE ORDEM

OAB

Alvaro de Azevedo Gonzaga

Alvaro de Azevedo Gonzaga

17/10/2016

alarm clock on table with green background

Qual a hora de começar a estudar? Qual é a mais parte mais difícil, a 1ª Fase ou 2ª Fase? Dá certo estudar só para 2ª Fase? Boa parte dos candidatos, certamente, já tiveram dúvidas desse tipo.

No livro I, Ética a Nicômaco, Aristósteles diz que para ser pessoas virtuosas ou excelentes, precisamos praticar, de maneira habitual e frequente, atos éticos, precisamos ter como hábito coisas que alimentem nossa alma. Sendo assim, ao aplicarmos essa lógica para a vida ao candidato do Exame de Ordem, um futuro advogado, afirmamos que o estudo contínuo é uma forma de alimentar a alma. Há números que comprovam isso.

Recentemente a FGV divulgou o estudo “Exame de Ordem em números- Volume III” no qual, além de várias outras considerações e apontamentos, a banca organizadora da prova revela que quanto melhor o desempenho do candidato na 1ª Fase, melhor o seu desempenho na 2ª Fase.

Ou seja, apesar das injustiças e problemas da prova, o candidato bem preparado – em geral – ver o seu estudo traduzido em uma boa nota e, consequentemente, na sua aprovação.

Vamos a alguns dos números da tabela que ilustra esse texto. Ao longo das 16 edições analisadas pelo estudo – II Exame ao XVII Exame – 1733 candidatos acertam mais de 80% das questões, a média final deles na 2ª Fase foi superior a 8. Nesse mesmo intervalo de tempo, 219.952 acertaram entre 50% a 59%, a média deles foi 6,98 pontos.

1afasecom2afase

É claro que, por não se tratar de um concurso classificatório, o principal objetivo é passar. Porém, observando o fato de como os resultados da OAB traduzem o quão preparado os candidatos estão, fica evidente que é importante trabalhar com objetivos e metas mais “ousados”. Isso porque, caso seu objetivo seja fazer “somente o mínimo”, você pode ser surpreendido negativamente por uma prova mais difícil ou complexa do que o esperado e, assim, ter a sua aprovação comprometida.

Portanto, assim como o hábito faz o monge, o estudo faz aprovado. Boa sorte!

Assine nossa Newsletter

Li e aceito a Política de privacidade

GENJURÍDICO

De maneira independente, os autores e colaboradores do GEN Jurídico, renomados juristas e doutrinadores nacionais, se posicionam diante de questões relevantes do cotidiano e universo jurídico.

Áreas de Interesse

ÁREAS DE INTERESSE

Administrativo

Agronegócio

Ambiental

Biodireito

Civil

Constitucional

Consumidor

Direito Comparado

Direito Digital

Direitos Humanos e Fundamentais

ECA

Eleitoral

Empreendedorismo Jurídico

Empresarial

Ética

Filosofia do Direito

Financeiro e Econômico

História do Direito

Imobiliário

Internacional

Mediação e Arbitragem

Notarial e Registral

Penal

Português Jurídico

Previdenciário

Processo Civil

Segurança e Saúde no Trabalho

Trabalho

Tributário

SAIBA MAIS

    SAIBA MAIS
  • Autores
  • Contato
  • Quem Somos
  • Regulamento Geral
    • SIGA