Entrevista: “Meu exame: Fiz metas diárias para consegui ler todo o Código da minha disciplina na 2ª Fase”

0
Comentários
0
likes
0
Coment.
0
likes

foto_perfil_amabylys
Eu sou
, Amábily Francis Muller, 22 anos, de Biguaçu/SC.

Prestei o Exame de Ordem em 2016, XX EOU, estudo na UNIVALI – Universidade do Vale do Itajaí, em Biguaçu/SC e curso o 10º período do curso de Direito.

Minha disciplina na 2ª Fase foi Direito Civil.

Prestei a segunda fase duas vezes. Passei na primeira fase do XIX, todavia, na segunda fase, diante da tese errônea e dos erros de correção da banca FGV, acabei não atingindo a pontuação necessária para aprovação. Na repescagem, edital do XX EOU, continuei em civil e obtive a aprovação, com a nota de 9.85.

Eu acho que a prova do XX exame foi difícil, mas eu já esperava que caísse um agravo de instrumento. Participo de grupos de whatsapp sobre a segunda fase do exame e, assim como algum professores apostavam, eu também falava que a peça seria um agravo.

Dessa forma, estudei e treinei algumas vezes o dito recurso, motivo pelo qual, ao ler o enunciado, já comecei a prova muito confiante.

Acerca das questões, duas considerei relativamente fáceis e duas mais complicadas.

Para ser aprovado é preciso estudar. Não existe outra chave para o sucesso, senão o estudo. Todavia, não só o estudo leva à aprovação.

Na segunda fase do XIX, mesmo tendo estudado bastante, não consegui ser aprovada em virtude de erros alheios a minha vontade. Todavia, ao realizar uma prova, você identifica suas falhas e seus acertos.

Diante disto, acabei aprendendo que nem sempre temos que responder o que achamos ser o único caminho certo. As vezes precisamos realmente nos posicionar como se advogados fossemos e defender nosso cliente. Se eu tivesse pensado assim no XIX, teria feito a tese defensiva pontuada pela OAB, tese que, mesmo não sendo aceita pela doutrina dominante, foi a pontuada no espelho de correção.

Minha dica é: Resolva muitas provas. Se der, resolva todas… Assim, você verá o que a banca pontua, o que a banca exige e você ficara mais confiante no que escrever.

Ainda, meu conselho é, desde o dia que você começar a estudar para a segunda fase, utilizar o mesmo Vade Mecum. Tente ler toda a lei da área que você escolheu. Eu escolhi civil, e por ser uma matéria muito extensa, fazia metas diárias para conseguir ler tudo e marcar os tópicos mais importantes com marca texto e clips. Assim, foi muito mais fácil me localizar na hora da prova

Além disto, imprescindível fazer um bom cursinho, vez que ele direciona mais facilmente o estudo. Acredito que o curso Forum seja maravilhoso, uma vez que o professor Alvaro é um ótimo professor e muito empenhado em ajudar os alunos.

Hoje eu sou estagiária de um escritório de advocacia.

Eu acho que o Direito é a busca do justo, da justiça e do correto. É a busca incessante do equilíbrio social. O caráter social do direito é admirável e me faz ser apaixonada por este curso.


Veja também:

Passou? Saiba como solicitar a sua carteira da OAB
Meu Exame: “A OAB espera um saber do candidato que vai além daquele aprendido na faculdade”
O hábito faz o advogado

 

LEIA TAMBÉM
COMENTE

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.